Municípios da SRS Uberaba recebem agentes de controle de endemias para combate à dengue

Imagem

Ao todo, 87 agentes de controle de endemias estão sendo capacitados, entre os dias 07 e 09/05, para trabalhar no combate à dengue em 20 municípios da Macrorregião Triângulo do Sul. A preparação dos agentes está sendo feita pelo Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses de Uberaba (DCZE/URA) e pela Superintendência Regional de Saúde (SRS Uberaba), no auditório e salas do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).

Para a contratação dos agentes, foram investidos mais de 420 mil reais pelo Estado, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande (CISVALEGRAN). O secretário executivo do consórcio, Edson Gonçalves, explica que “o estado tem investido em diversas ações de combate e assistência aos casos de Dengue, como a estruturação das Unidades de Hidratação e agora, a contratação dos agentes. O consórcio elaborou um instrutivo para os secretários de saúde, com orientações sobre a contratação dos profissionais e a SRS organizou o curso. Além disso, estado e consórcio decidiram que a remuneração dos agentes será de acordo com o salário oferecido em cada município”. 

A capacitação abordou noções básicas sobre dengue, situação local, biologia dos vetores, reconhecimento geográfico, visita domiciliar, tipos de criadouros, tratamento focal, perifocal e bloqueio, cubagem e formulários. Para o diretor do DCZE/URA, Antônio Carlos Barbosa, “os novos agentes vão ajudar a colocar os trabalhos em dia. A princípio, a ideia é inseri-los em locais próximos às suas residências, pela maior facilidade com os moradores. Porém, depois, poderão ser deslocados,” conclui. Os profissionais ficarão disponíveis por três meses, podendo este prazo ser prorrogado por mais três.

A nova agente, Aline Nunes, está confiante. Segundo ela, “se unirmos essa turma que está a fim de trabalhar, conseguiremos controlar a dengue. Acabar é difícil, mas é possível ter o controle”.

Já o superintendente regional de saúde de Uberaba, Iraci Neto, afirma que “com toda a preocupação em vencer a guerra contra a dengue que o governo estadual vem tendo, o reforço dos agentes de controle de endemias é uma grande oportunidade de combater rapidamente o mosquito, além de preparar para o próximo período crítico. É um efetivo extra nas ações dos municípios que, em sua maioria, terão o quadro profissional duplicado, aumentando o exército contra o mosquito,” finaliza.

Autor: Sara Braga

Rolar para cima