Municípios da SRS Passos têm capacitação para fortalecer a gestão do SUS

Objetivo é aprimorar o uso dos instrumentos de planejamento e gestão, visando mais eficiência e transparência no atendimento à população.

Gestores, técnicos e conselheiros municipais de saúde dos municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos participaram, em 12/8, de uma capacitação sobre os Instrumentos de Planejamento e de Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro, realizado no auditório da Faculdade Atenas – Campus de Passos, foi promovido pela SRS Passos em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) – Regional Passos.

A capacitação teve o objetivo de fortalecer o conhecimento dos participantes sobre ferramentas essenciais para a gestão do SUS, buscando garantir 100% de adesão na elaboração e acompanhamento desses instrumentos, em conjunto com o controle social. A formação foi conduzida pela coordenadora de Regionalização da SRS Passos, Vanessa Aparecida de Assis, e pela apoiadora do Cosems – Regional, Camila Trevizan Carvalho Comparini.

A superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, explicou que os instrumentos de gestão do SUS são essenciais para o planejamento, monitoramento e avaliação das ações de saúde nos municípios. “Esses instrumentos garantem a organização e a transparência da gestão do SUS, permitindo a efetiva implementação da política de saúde em nível local”, disse.

A superintendente ainda lembrou que os instrumentos de gestão em saúde não podem ser tratados como documentos burocráticos desconectados da realidade. “É necessário seu uso efetivo no planejamento e na execução das ações de saúde, orientando a alocação de recursos orçamentários e identificando as fragilidades e as necessidades de ajustes conforme a realidade da população”, explicou.

O conteúdo abordou temas como a importância dos instrumentos de planejamento e gestão no SUS, responsabilidades da gestão e do controle social, normativas que orientam o ciclo de planejamento em saúde, elaboração e acompanhamento do Plano Municipal de Saúde, Programação Anual de Saúde, Relatório Anual de Gestão e do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA).

Segundo Vanessa Assis, a participação do público-alvo da capacitação foi “expressiva e engajada”, com intensa troca de experiências entre todos. “Espera-se, como resultado, qualificar a gestão municipal, promover maior transparência e integração com o controle social e, sobretudo, melhorar a gestão do SUS, refletindo diretamente na ampliação da qualidade da assistência prestada aos usuários”, afirmou. A coordenadora ressaltou ainda que a parceria entre SRS Passos e Cosems Regional foi decisiva para o sucesso da ação.

Para a presidente do Cosems – Regional Passos, Edina Aparecida de Andrade Gonçalves, a capacitação foi especialmente importante por ocorrer no início do mandato, quando muitos municípios têm novos secretários de saúde. “A avaliação de todos os gestores que participaram foi de 100%, porque acharam muito bom esse treinamento. Com isso, vamos fortalecer ainda mais o nosso sistema de saúde”, destacou.

Também para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Passos, José Dilson Fernandes dos Santos, com a capacitação, os conselheiros vão desempenhar suas funções com mais segurança. “A capacitação nos trouxe um enriquecimento muito grande, porque o conselho sempre tem mudanças e, por isso, nós temos conselheiros que não têm conhecimento das normas do SUS”, disse.

Por Enio Modesto

Foto: Ascom SRS Passos/Enio Modesto – Gestores, profissionais de gestão e conselheiros municipais participaram da capacitação

Rolar para cima