Os municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos receberam, na sexta-feira (12/11), um total de 23.220 doses de vacina da Pfizer. Os imunizantes foram entregues pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para serem distribuídos aos municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, em continuidade à Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.
Esta remessa deve ser administrada nos municípios como dose de reforço para idosos e trabalhadores da saúde e D1 (primeira dose) para adolescentes de 12 a 17 anos de idade. Conforme nova orientação do Ministério da Saúde, o intervalo entre a D2 (segunda dose) e o reforço deve ser de pelo menos cinco meses – antes, era de pelo menos seis meses. As orientações sobre os critérios de administração das doses foram repassadas pelo setor de imunizações da SRS-Passos aos responsáveis nos municípios.
Segundo a referência técnica de imunizações, Sueli Veloso Maia, as doses de reforço são condicionadas à disponibilidade dos municípios. “A tendência é agilizarmos o reforço dos profissionais de saúde, e então aguardaremos novas orientações do Ministério da Saúde”, disse.
Com mais essa remessa distribuída, a SRS-Passos já entregou 793.203 doses de vacinas contra a covid-19 aos municípios, desde o início da campanha, em janeiro deste ano. Conforme registros dos municípios da Regional de Saúde de Passos no painel Vacinômetro, da SES-MG, até 12 de novembro, 90,49% da população de 12 anos e mais tomou a D1 de vacina contra a covid-19. Com a D2, o alcance já chegava a 71,53%.
Para Sueli Veloso, esses números podem ser ainda maiores, porque nem todo município consegue registrar imediatamente as doses que são aplicadas. “Essas são as doses registradas no sistema pelos municípios, mas ainda têm muitas doses para serem lançadas”, disse.
Autor: Enio Modesto