Municípios da SRS Passos compartilham boas práticas no cuidado do pré-natal

Experiências foram apresentadas na I Mostra Regional de Boas Práticas no Cuidado do Pré-natal, promovida pela SRS Passos e Santa Casa de Passos

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, em parceria com o Programa Materno Infantil (Promai) da Santa Casa de Misericórdia de Passos (SCMP), realizou a I Mostra Regional de Boas Práticas no Cuidado Pré-natal, reunindo oito experiências inovadoras e com potencial de replicação em territórios da região. As iniciativas apresentadas contemplam diferentes fases do cuidado às gestantes no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os trabalhos foram selecionados entre os municípios inscritos para o evento, por uma comissão científica formada por representantes da SRS Passos e do Promai/SCMP. As experiências destacam estratégias como educação continuada na Atenção Primária à Saúde (APS), humanização no puerpério, apoio à amamentação, preparo para o parto, cuidados integrativos, bem-estar materno e fortalecimento das emoções durante a gestação.

Participaram da Mostra equipes dos municípios de Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Piumhi e São João Batista do Glória, com apresentações de profissionais que atuam diretamente na saúde da mulher.

Membro da Comissão Científica, a referência técnica da APS na SRS Passos, Gilmar Antonio Batista Machado, destacou que “as experiências representam diferentes fases do cuidado à gestante, algumas com um olhar amplamente integral, outras de ações mais pontuais, mas todas com ações inovadoras e com possibilidade ampla de replicação em outros territórios”. Gilmar Machado avaliou ainda que a Mostra “foi uma bela oportunidade de reconhecer a potência do território e seu alcance para uma saúde ampla e integral”.

Também integrante da Comissão Científica, a referência técnica da APS na SRS Passos, Jaqueline Silva Santos, ressaltou que “as experiências apresentadas retratam diferentes aspectos que mostram a potência do SUS para um cuidado sensível, singular e integral no pré-natal”. “A Mostra é uma oportunidade para conhecer, dar visibilidade e valorizar as boas práticas no cuidado pré-natal que estão sendo realizadas nos territórios”, afirmou.

Para a enfermeira obstetra Tassyane Tavares Castro, da Coordenação da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi, a Mostra representou “um espaço extremamente rico de troca e fortalecimento das ações de cuidado à gestante”. “Esses encontros ampliam nossa visão, aproximam os serviços e reafirmam a importância de uma rede que aprende junto e trabalha de forma integrada para garantir uma assistência mais acolhedora, resolutiva e humanizada”, avaliou.

Experiências apresentadas na I Mostra Regional de Boas Práticas no Cuidado Pré-natal

  • O impacto da educação continuada na assistência da APS ao pré-natal – Alpinópolis
  • Humanização da assistência no ciclo gravídico-puerperal – Alpinópolis
  • Encontro com gestantes: amamentação, sono do bebê e emoções maternas – São João Batista do Glória
  • Florescer: Pré-natal que acolhe, educa e transformaPiumhi
  • Plano de parto e roda de preparação para o nascimento – Piumhi
  • Bebê a BordoPiumhi
  • Chá de bênçãos como cuidado integrativo no final da gestação – Piumhi
  • Água e Vida: Bem-estar na gestaçãoBom Jesus da Penha

Por Enio Modesto

Foto: Captura de imagem em apresentação virtual

Rolar para cima