Municípios da SRS Governador Valadares participam do Dia D contra o Aedes

Os municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares reforçaram, neste sábado (29/11) a mobilização para o enfrentamento às arboviroses – dengue, zika e chikungunya – durante o Dia D do movimento Minas Unida contra o Aedes. A ação foi promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Em toda a macrorregião de Saúde Leste, as equipes municipais realizaram mutirões de limpeza, atividades educativas em escolas, blitz informativa e orientações à comunidade, com o objetivo de eliminar possíveis focos do mosquito e fortalecer os cuidados preventivos dentro dos domicílios.

Em Governador Valadares, sede da macrorregião, a mobilização ocorreu no Mercado Municipal, local estratégico para alcançar um grande número de moradores. A ação reforçou o alerta após a divulgação do quarto Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRA), que mede o índice de infestação. No município, 5,7% dos imóveis vistoriados apresentaram focos do mosquito, classificando a cidade como de alto risco.

O dirigente regional da SRS Governador Valadares, Luiz Patrício Neto, destacou a importância da participação da população. “A gente conseguiu uma redução de 80% a 90% em todos os municípios de Minas Gerais graças a ações como essa de conscientização. A população está aqui nos ajudando, acompanhando e vendo de perto o trabalho que está sendo feito.”

Luiz Patrício reforçou ainda o papel da rede assistencial. “A nossa superintendência está abastecida de insumos para os 51 municípios da região. Quem busca esses materiais são os secretários municipais de Saúde e as equipes das prefeituras. Já a população deve procurar sempre a unidade de saúde mais próxima de sua casa caso apresentem sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes”.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Governador Valadares, Marques Rogério, também chamou atenção para o papel dos moradores no combate ao mosquito. “Precisamos que cada morador se torne um agente de combate ao mosquito, reforçando todo o trabalho que está sendo realizado nos municípios.”

Durante o evento, além das ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, foram ofertados serviços como aferição de pressão arterial, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis e atualização do calendário vacinal com o Vacimóvel.

Dia D – Minas unida contra o Aedes 

Desde a epidemia de 2023, o Governo de Minas reestruturou sua estratégia de enfrentamento às arboviroses, priorizando ações permanentes, antecipadas e integradas para reduzir riscos antes do aumento dos casos. Nesse contexto, o Dia D – Minas Unida Contra o Aedes, realizado em 29/11, representa o maior movimento coletivo de prevenção e mobilização social do estado.

A ação, realizada pelos municípios com apoio técnico e monitoramento das Unidades Regionais de Saúde (URS), integra o Plano Estadual de Contingência para Arboviroses, reforçando medidas de prevenção, eliminação de criadouros e engajamento comunitário em todo o território mineiro.

O mosquito se desenvolve em água parada, muitas vezes dentro das casas. Cada tampa virada, garrafa descartada adequadamente e calha limpa fazem diferença. O Dia D é uma força-tarefa estadual para proteger vidas e reduzir riscos durante o período chuvoso.

Por Paula Andressa – estagiária sob supervisão / Fotos: Egiane Natália

Rolar para cima