Cem por cento dos municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova aderiram ao Dia D de Vacinação contra a Influenza, no sábado 10/5. Vinte e cinco deles realizaram a mobilização na data e, outros cinco, em dias alternativos. A ação, que faz parte da estratégia Vacina Mais Minas, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal no estado contra a gripe e promover a atualização dos cartões de vacina.
Em Ponte Nova, município sede da SRS, as quatro salas de vacina – Central de Imunização, Santo Antônio, PAM e São Pedro – ficaram abertas durante todo o sábado. Mais de 900 doses de imunizantes foram aplicadas na ocasião, sendo 761 doses de Influenza, 25 de covid, 56 de hepatite B, 11 de DTP (difteria, tétano e coqueluche), 13 de HPV (papilomavírus humano), 13 de ACWY (vacina meningocócica quadrivalente), 28 de febre amarela, uma de meningocócica C, 11 de Triviral (sarampo, caxumba e rubéola), uma de dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular), uma de hepatite A infantil e duas de VIP (poliomielite).
Para o coordenador de Imunização do município de Ponte Nova, Vinícius Apolinário, o Dia D veio para fortalecer ainda mais as estratégias de cobertura, que envolvem a ampliação do público da campanha de Influenza e, também, a estratégia dos vacimóveis (veículos adaptados para serem um centro de vacinação itinerante). “Estamos aumentando muito as oportunidades de vacinação da nossa população, facilitando o acesso e permitindo uma maior capilarização do processo”, explicou.
Em Porto Firme, município da microrregião de Saúde de Viçosa, que abriu as salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Porto Firme, Jacyra Bernardes e Prefeito José Maciel, no dia 10/5, o Dia D também foi bem-sucedido, conforme relato da coordenadora de Imunização Jéssika Ferreira Campos. “Somente de Influenza, foram aplicadas 310 doses para a população geral acima de 6 meses. Aproveitamos para entregar certificados de coragem para as crianças. Foi uma ação que contou com a fundamental interface da Saúde e da Educação”, disse.
A moradora de Ponte Nova, Cristiane Dias, acompanhada do marido Raphael Domingues, não deixou de levar suas duas filhas Cecília (6) e Alice (1) para o Dia D em Ponte Nova. “Como mãe, não há nada mais importante do que a saúde e o bem-estar das minhas filhas. E uma das coisas mais eficazes que posso fazer para protegê-las é vaciná-las, dando-lhes a melhor chance de terem uma vida saudável e feliz”, disse.
SRAG
A superintendente da SRS Ponte Nova, Josy Duarte Faria, que esteve presente nos Dias D de Ponte Nova e Viçosa, ressaltou que Minas Gerais decretou situação de emergência em saúde pública para o enfrentamento das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) no dia 2/5. “A vacinação contra a gripe é uma medida essencial para prevenir as formas mais graves das doenças, reduzindo internações e óbitos”, enfatizou.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS, Priscila Câmara de Moura, o cenário é de alerta, pois já foram notificados no território 47 casos de SRAG até a 19ª semana epidemiológica (SE), sendo 34 deles em crianças de 1 a 9 anos. “Como estratégia de proteção, especialmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios, entre abril e agosto, Minas Gerais ampliou a vacinação para toda a população acima de 6 meses de idade.”
Por Tarsis Murad / Foto: Tarsis Murad