Municípios da Regional de Saúde de Diamantina são premiados na I Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde

Apresentação do trabalho classificado em 2° lugar na categoria Comunicação Coordenada - CEAE Araçuaí - Foto: Rebecca Cabral de Figueiredo Gomes Pereira

 

Com objetivo de promover e compartilhar experiências e boas práticas desenvolvidas pelos municípios no Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizada, nos dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília, a I Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde. O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Hospital Albert Einstein, no formato híbrido (presencial e virtual), e contou com 1.236 inscritos entre profissionais, gestores, professores e acadêmicos de saúde de todo o Brasil.

O tema central da conferência foi: “Tecendo Redes com geração de conhecimento e prática baseada em evidências”, e contou com cinco eixos temáticos: qualidade e segurança do paciente na Rede de Atenção à Saúde (RAS); assistência em cuidados paliativos na RAS; organização da atenção à saúde mental na APS (Atenção Primária à Saúde); o território e a gestão de base populacional; cuidado integrado entre APS (Atenção Primária à Saúde), AAE (Atenção Ambulatorial Especializada) e Atenção Hospitalar na atenção às condições crônicas.

Além das palestras, mesas redondas, apresentações culturais e momentos de compartilhamento de experiências exitosas sobre a Planificação da Atenção à Saúde em âmbito nacional, ao final do evento foi realizada a votação e seleção dos três melhores trabalhos em cada uma das categorias de apresentação: comunicação coordenada, pôster eletrônico e exposição cultural.

Entre os nove trabalhos que foram premiados, três foram de municípios mineiros que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina. São eles: o município de Presidente Kubitschek, que ficou em primeiro lugar em sua categoria e o município de Araçuaí, que conquistou premiações em duas categorias, 2º e 3º lugar. 

Gisely Ferreira Lima, gerente do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) da microrregião de Saúde de Araçuaí, esteve em Brasília e apresentou um relato de experiência que conquistou o 2º lugar nacategoriaComunicação Coordenada. Ela destacou a importância da conquista. “O prêmio recebido pelo CEAE agraciou uma equipe que se entregou com afinco a um trabalho árduo para a implantação do serviço, enfrentando muitas barreiras, sempre com entusiasmo e esperança. Esse prêmio, sem dúvida, fortalece ainda mais a equipe e diz a ela que: Sim! Vale a pena manter nosso trabalho dessa maneira leve e repleta de empatia com nosso bem mais precioso: o usuário!”, ressaltou Gizely.     

O projeto nacional de Planificação da Atenção à Saúde, o PlanificaSUS, que em Minas Gerais ganhou o nome de Saúde em Rede, é voltado para a organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Especializada e Hospitalar (AEH), por meio de um processo de educação permanente que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde, com foco nas necessidades dos usuários do SUS.

“Estamos colhendo os frutos do Saúde em Rede e devemos isso ao esforço de todos os profissionais envolvidos no processo”, ressaltou a superintendente da SRS Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz. “Esse é o resultado do trabalho de várias frentes que implantou, de uma só vez, o Saúde em Rede como projeto piloto em 29 municípios da macrorregião de Saúde Jequitinhonha”, completou Cleya.

 

Categorias e trabalhos premiados em Minas Gerais:

·  Exposição Cultural: 1º Lugar: Título: “Com amor SUS” – Carta Aberta do SUS aos Tutores Municipais. Presidente Kubitschek (MG).

·  Comunicação Coordenada:2º Lugar: Título: Implantação do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) para atenção Materno Infantil na microrregião de Araçuaí: relato de experiência – Araçuaí (MG).

·  Pôster Eletrônico:3º Lugar: Título: Organização da Atenção Especializada na região de Araçuaí: relato de experiência – Araçuaí (MG).

Os primeiros colocados nas categorias comunicação coordenada e pôster eletrônico ficaram com municípios dos estados da Bahia e São Paulo, respectivamente. Vale destacar ainda que, além da menção honrosa concedida pela Comissão Organizadora e Científica da I Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde aos três primeiros colocados de cada categoria, os primeiros autores dos melhores trabalhos ainda serão agraciados com uma visita técnica aos serviços do SUS gerenciados pela Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein (SBIBAE).

Autor: Ricardo Maciel

Rolar para cima