Municípios da Regional de Passos realizam Dia D de Multivacinação neste sábado 18/10

 Salas de vacina estarão abertas para atualização da situação vacinal de crianças e adolescentes, reforçando a proteção contra doenças imunopreveníveis

Os municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos promovem, neste sábado, 18/10, o Dia D de Mobilização Social da Campanha Nacional de Multivacinação 2025. As salas de vacina estarão abertas a partir das 8h para receber crianças e adolescentes menores de 15 anos que ainda precisam atualizar a caderneta de vacinação.

A ação marca o ponto alto da campanha, iniciada em 6/10 e segue até 31/10, com o objetivo de ampliar as coberturas vacinais e garantir a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis. Em Minas Gerais, a campanha é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio das suas unidades regionais, como a SRS Passos.

Para participar, pais e responsáveis devem levar a uma sala de vacina mais próxima de sua residência, a caderneta de vacinação e um documento da criança ou adolescente. Os horários e locais de funcionamento podem ser consultados nos canais oficiais de cada município.

Em Passos, sede da Superintendência Regional de Saúde, oito salas de vacina estarão abertas das 8h às 17h. Em todos os municípios serão oferecidas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, com destaque para a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela e o HPV, vírus que causa diversos tipos de câncer, como os cânceres de colo do útero, vagina, ânus, pênis, boca e faringe. A vacina contra o HPV estará disponível para jovens de 15 a 19 anos não vacinados.

A sala de vacina de São Tomás de Aquino de Aquino estará aberta das 8h às 15h, para receber o público-alvo da campanha. A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI), Márcia Aparecida Silva Viana, reforça a importância do comparecimento das famílias neste dia. “Eu gostaria de fazer um apelo aos pais, que nós sabemos amarem seus filhos, que os levem para completar os cartões de vacina, caso alguma dose ainda esteja faltando”, orienta. “Lembrando que vacinas salvam vidas, e que ter tomado todas as doses indicadas no calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI) é o que realmente vai garantir melhores e maiores capacidade de resposta contra as doenças imunopreveníveis”, explica Márcia Silva.

A referência técnica em imunizações da SRS Passos, Sueli Maia Veloso, destaca que o Dia D é uma estratégia essencial para resgatar os não vacinados e ampliar a cobertura vacinal nos municípios. “O Dia D de mobilização social é quando cada município, de acordo com sua logística, irá proporcionar a mobilização para que o maior número de pessoas procure as unidades de vacinação, sejam salas fixas ou postos volantes, com a finalidade de levar a vacina mais próxima da população e, assim, melhorar a cobertura vacinal”, ressalta Sueli.

Por: Enio Modesto

Foto: Ascom SRS Passos/Enio Modesto – Vacina contra a varicela também está disponível na multivacinação

Rolar para cima