Os municípios abrangidos pela Regional de Saúde de Alfenas participam, nos dias 19, 21 e 26 de novembro, em três turmas distintas, da atualização para utilização do Sistema de Gerenciamento de Localidades (SISLOC) e do Plano de Controle da Doença de Chagas (PCDCH).
A referência técnica no Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes da Regional de Saúde de Alfenas, Sandra Rodrigues, reforçou a importância da capacitação. “Os Sistemas de Endemias SISLOC e PCDCH já eram utilizados, porém a atualização era necessária. Agora os municípios irão colocar as coordenadas geográficas das localidades e, a partir daí, essa localidade será georreferenciada”, explicou.
O serviço de georreferenciamento deverá ser feito pelos municípios e irá conferir maior agilidade no mapeamento de casos suspeitos e confirmados das endemias. “A alimentação dos dados é feita pelos agentes municipais. Quando ocorrer algum caso de doença de Chagas em um dado município, por exemplo, o Ministério da Saúde vai saber com precisão onde ocorreu e isso permite uma resposta mais imediata das políticas públicas de saúde, principalmente de combate e prevenção”, reforçou o supervisor Geral do Trabalho de Campo e Controle de Endemias da Regional de Saúde de Alfenas, Valdimir Serafini.
Os participantes fizeram simulações e sanaram suas dúvidas com os servidores da Regional. “Achei o treinamento bastante interessante. Vai facilitar muito o nosso dia a dia. De início pode parecer complexo, mas com o tempo sei que vamos aperfeiçoando e vai ser muito útil”, comentou o agente Epidemiológico de Divisa Nova, Herysson Vinicius Pedro.
Autor: Thayane Lenzi