Municípios da região de Valadares recebem força tarefa de combate à dengue

A Força Tarefa de Combate à Dengue do Estado chega a partir desta semana, a quatro municípios da Microrregião de Governador Valadares.  A equipe formada por 32 agentes de endemias e mobilizadoras sociais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), vão atuar até o dia 30-03 em Sobrália, Fernandes Tourinho, Engenheiro Caldas e São José da Safira, em parceria com as prefeituras locais.  A estratégia faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue do Governo de Minas, através da SES-MG, cuja diretriz é a diminuição do risco de epidemias em municípios com maior índice de infestação e notificação, somando força aos agentes municipais e mobilizando a população sobre a necessidade de evitar a doença.

A equipe de agentes é formada por técnicos de diversas regiões do Estado e está capacitada e habilitada para executar atividades de controle vetorial, por meio da eliminação de criadouros do vetor, tratamento focal e bloqueio de transmissão.Mais uma vez será utilizada a estratégia do Dengue Móvel, caminhão que percorrerá locais já predeterminados pelos municípios para troca de materiais inservíveis (pneus, garrafas pet vazias, vasilhas plásticas e latas) por material escolar. Todos os materiais recolhidos pelo caminhão serão encaminhados e descartados em ecopontos municipais.

”O Governo Anastasia tem demonstrado grande atenção com a situação da saúde em todo o Estado. No caso específico da Dengue, o secretário Estadual Antônio Jorge tem cobrado uma participação frequente e efetiva das Regionais de Saúde junto às prefeituras, no sentido de diminuir ao máximo os efeitos nefastos da Dengue”, ressaltou o superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Augusto Barbosa.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Frederico Bussinger


Rolar para cima