A Gerência Regional de Saúde de Pirapora recebeu na última semana 320 unidades de testes rápidos para diagnóstico da COVID-19 encaminhados pelo Ministério da Saúde que estão sendo distribuídos aos municípios. Os testes serão usados como uma ferramenta para auxílio no diagnóstico da doença por infecção pelo coronavírus (COVID-19), causada pelo SARS-CoV-2.
Serão encaminhados à microrregião um total de 6.620 testes em 10 remessas e a distribuição aos municípios fica sob a responsabilidade do Núcleo de Epidemiologia da Gerência Regional de Saúde, obedecendo as normas e quantitativos estabelecidos pela Nota Técnica do Ministério da Saúde Nº11/2020-DESF/SAPS/MS.
O número de testes enviados para cada região foi definido por critérios técnicos e serão distribuídos conforme as orientações da nota técnica COES MINAS COVID Nº 25-20/04/2020, que esclarece o método de distribuição utilizado pela Secretária Estadual de Saúde de Minas Gerais, com base na supracitada Nota Técnica do Ministério da Saúde (Nº11/2020-DESF/SAPS/MS), bem como as recomendações dos grupos prioritários para realização dos testes.
Os testes serão para utilização exclusiva dos grupos prioritários, com recomendação para realização dos testes por apresentar síndrome gripal, a saber: profissionais de saúde e profissionais da segurança pública, seus familiares, bem como os idosos com 60 anos ou mais. Vale lembrar que os profissionais devem estar em atividade e no caso dos profissionais de saúde, atuarem em unidades da Atenção Primária, Pronto-socorro, UPAS ou Hospitais.
O Núcleo de Vigilância Sanitária da GRS Pirapora também elaborou uma Nota Informativa de autoria da Coordenadora do Núcleo Carla Gomes, com recomendações sanitárias para execução dos testes. “O objetivo é orientar os municípios sobre o uso correto dos kits de testagem, leitura dos resultados e emissão de laudos”, esclareceu Carla.
A Gerente Regional de Saúde, Adriana Kátia Emiliano Souza, esclarece que a Regional está preparada para receber e realizar a distribuição dos Kits de testes rápidos, orientando e esclarecendo os municípios sobre a correta utilização.
Segundo a Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional, Flávia Rocha Teixeira Mota, “os kits devem ser utilizados apenas para os grupos elencados respeitando o intervalo de 8 dias a partir do início dos sintomas. Os resultados são lançados no Sistema de informações E-SUS VE, o que possibilitará uma análise epidemiológica mais abrangente”, disse a Coordenadora.
Autor: Regional de Saúde de Pirapora