Municípios da macrorregião Vale do Aço realizam ações de incentivo a vacinação infantil contra a covid-19

16-02-22-VacinacaoCrianca

A vacinação é a medida mais importante para garantir a segurança das crianças na volta às aulas presenciais. Em janeiro desse ano foi iniciada a vacinação contra a covid-19 para o público infantil. Até o dia 15 de fevereiro, a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) distribuiu 1.243.540 doses de vacinas para as Unidades Regionais de Saúde (URS), no estado já foram aplicadas 558.093 doses e a cobertura vacinal é de 30%. Já na macrorregião do Vale do Aço já foram aplicadas 18.228 doses de vacinas infantis, e a cobertura vacinal é de 23,89% até agora.

De acordo com a área técnica em imunização da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, os municípios vêm relatando baixa adesão da vacinação infantil contra a covid-19. O baixo índice se dá principalmente por conta de informações falsas difundidas em redes sociais sobre a segurança e eficácia da vacina. Natália Littig, referência técnica em imunização da SRS-Coronel Fabriciano, ressalta que todas as vacinas utilizadas na campanha de vacinação contra a covid-19 são seguras e que é fundamental a vacinação infantil. “É importante proteger as crianças, principalmente aquelas que convivem com alguém do grupo de risco ou quando a própria criança faz parte desse grupo. É importante também para evitar que as crianças possam ter complicações da doença como a síndrome inflamatória multissistêmica” explica Natália.

Para reverter essa situação os municípios estão elaborando ações como o dia D da vacinação, promovendo atividades para as crianças no local da imunização, disponibilizando certificados de coragem, utilizando as redes sociais para incentivar a busca pela vacina, entre outras iniciativas.

No município de Ipatinga iniciativas como a ampliação do horário de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a abertura das UBS aos sábados facilitam a procura pela vacina, além de aumentar a adesão de quem ainda não vacinou, tanto crianças como adultos. Em Ipatinga, a Secretária Municipal de Saúde realizará no dia 19, das 8h às 16h o “Dia D” da vacinação. Outros municípios da região como Belo Oriente e Coronel Fabriciano também realizarão o evento no próximo sábado, 19, para saber mais sobre locais e horários é importante ficar ligado nas redes sociais dos municípios.

A vacinação contribui bastante para diminuir o risco de contágio. Quanto mais pessoas vacinadas, mais fácil se torna controlar a circulação do vírus. Tendo isso em vista, a SRS-Coronel Fabriciano reforça para a população a importância de se vacinar e de continuar com o uso da máscara e a higiene das mãos com álcool em gel.

Nova remessa de vacinas

A SRS-Coronel Fabriciano recebeu no dia 14, segunda-feira, 6.470 doses da vacina Pfizer para aplicação da primeira dose (D1) em crianças de 5 e 11 anos e 2 mil doses da vacina AstraZeneca para a imunização da população adulta. A distribuição das doses para os municípios começou ontem, dia 15, e será finalizada hoje, quarta-feira.

Autor: Kellyeny Oliveira

Rolar para cima