Municípios da Macrorregião Leste recebem capacitação sobre Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência

No dia 4/9, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares realizou, no auditório do campus I da UNIVALE, um encontro macro-regional envolvendo as juntas reguladoras da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência, e referências técnicas dos 51 municípios do Leste de Minas . 

O evento teve como objetivo alinhar processos de trabalho, atualizar informações sobre a rede e discutir estratégias para ampliar o acesso aos serviços de reabilitação física, intelectual, auditiva e visual.

A rede é composta por referências técnicas municipais, responsáveis por acompanhar os fluxos de encaminhamento dos usuários para as modalidades de reabilitação, e pelas juntas reguladoras, comissões que regulam o acesso aos serviços especializados disponíveis em municípios que ofertam esse tipo de atendimento.

Durante o encontro, foram debatidas as atribuições de cada instância, a organização do território da macrorregião de Saúde Leste, as diferenças entre serviços municipais e especializados da rede, além de temas como as grades de referência, fluxos de encaminhamento e a expansão da rede. Também foi discutida a Resolução nº 7.9.24, que destinou recursos a todos os municípios de Minas Gerais para o fortalecimento da Rede de Cuidados.

Segundo Débora Endringer, referência técnica da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS) da SRS Governador Valadares, o encontro foi essencial para capacitar os profissionais e atualizar os novos representantes municipais.

“Através desses encontros, a gente pretende qualificar os processos de trabalho e melhorar os fluxos de encaminhamento. Como muitas referências técnicas são novas, essa capacitação funcionou como uma reciclagem dos fluxos e serviços da rede”, disse Débora.

Para os participantes, os resultados do encontro já são visíveis. Álida Silva, fisioterapeuta e referência técnica do município de Goiabeira, destacou a relevância da iniciativa. “É muito gratificante poder participar e ver que esse trabalho está sendo feito pensando nessa população que muitas vezes é tão esquecida, que é a população com deficiência física. Acho de extrema importância essas reuniões, pois buscam mais acesso e visibilidade para essa população”, disse.

Juliana Honorato, fisioterapeuta e referência técnica de Santa Maria do Suaçuí, também reforçou a importância do encontro para a prática profissional. “A reunião de hoje foi excelente, pois muitas coisas mudaram até para a nossa região. Eu não sabia, então consegui me atualizar, saber de tudo, pegar contatos. Foi de grande valia, muito proveitosa”, disse a fisioterapeuta.

Com esses encontros, a SRS Governador Valadares reafirma seu compromisso em fortalecer a Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência, garantindo maior qualificação dos profissionais e, consequentemente, ampliando o acesso e a integralidade da assistência às pessoas com deficiência na região.

Rolar para cima