Objetivo é preparar a Vigilância epidemiológica e a rede assistencial para o período de maior incidência de dengue
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis realizou, na terça, 7/10, e quarta-feira, 8/10, o Seminário Macrorregional de Preparação para o Período Sazonal das Arboviroses 2025/2026. O encontro reuniu gestores, técnicos e profissionais de saúde dos 53 municípios da região no auditório da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Campus Divinópolis. O Seminário foi conduzido pelas equipes da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses e Controle Vetorial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Divinópolis, além do um médico e um enfermeiro da Força Estadual de Saúde.
O Seminário teve como objetivo reforçar o planejamento das ações, integrar os serviços e preparar a rede assistencial para o período de maior incidência de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, Zika, chikungunya, febre amarela, além da febre oropouche (transmitida pelo mosquito-pólvora ou maruim).
O cenário epidemiológico estadual e macrorregional, planos de contingência municipais e vigilância epidemiológica, fluxo de medicamentos para arboviroses, critérios de utilização do UBV (ultra baixo volume) para os municípios, organização da rede de assistência à saúde, além de comunicação e mobilização social, foram temas abordados no primeiro dia. No segundo dia, para médicos e enfermeiros dos municípios o foco foi na classificação, diagnóstico e tratamento ao paciente acometido por doenças relacionadas aos ao aedes.
Para a referência de arboviroses do Nuvepi da SRS Divinópolis, Renata Fiuza Damasceno, o seminário buscou uma qualificação e atualização de conhecimentos dos técnicos para fortalecer as ações de controle e prevenção das arboviroses, bem como preparar a rede assistencial. “O seminário tem o propósito de preparar os municípios para o período sazonal da doença que começa em outubro e vai até maio de 2026. Recomendamos fortemente que os participantes realizem seminários municipais como forma de replicar o conteúdo repassado nestes dois dias”, destacou a referência.
Por: Willian Pacheco
Foto: Willian Pacheco