Municípios da macrorregião de Saúde Extremo Sul participam de oficinas em Pouso Alegre e avançam rumo a uma saúde mais conectada

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Núcleo de Saúde Digital (NSDIGI), deu início à primeira rodada de oficinas presenciais de planejamento microrregional em saúde digital, com foco na estruturação de ações estratégicas.

As primeiras oficinas ocorreram na Superintendência Regional de Saúde(SRS) de Pouso Alegre, reunindo os municípios da macrorregião de Saúde Extremo Sul. Os encontros foram divididos em dois dias, conforme as microrregiões de Saúde participantes: no dia 30/10, estiveram presentes os representantes das microrregiões de Saúde de Itajubá e Poços de Caldas, e no dia 31/10, foi a vez da microrregião de Pouso Alegre.

Para o coordenador de Planejamento Local do SUS Digital da SES-MG, Jonathan Henrique Souza, o planejamento local foi criado retomando a essência original do SUS, a construção coletiva e de base, da ponta para o centro. “A elaboração das ações de saúde digital começa junto aos gestores municipais, fortalecendo o protagonismo local e garantindo velocidade e legitimidade no momento da implementação. Vamos tornar digital o SUS ideal”, pontuou.

Conforme explica a assessora de Governança Regional Estratégica da SRS Pouso Alegre, Claudia Roberta, o SUS Digital representa uma transformação essencial na gestão da saúde pública. “É uma ferramenta estratégica que potencializa a eficiência dos serviços, melhora a tomada de decisão e fortalece a integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde”, disse. 

Durante as oficinas, os gestores municipais e demais atores estratégicos participaram de dinâmicas colaborativas para definir objetivos específicos e propor atividades concretas com responsáveis designados para atingir os objetivos dos eixos prioritários do Índice de Maturidade em Saúde Digital (INMSD). A metodologia adotada promoveu a construção coletiva de soluções alinhadas às realidades locais, fortalecendo o protagonismo regional na transformação digital do SUS.

Os planos pactuados serão apresentados nas reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Microrregional, para validação final e encaminhamento à etapa de implementação.

Por: Otávio Coutinho

Foto: Otávio Coutinho

Rolar para cima