Município de Uberaba realiza I Jornada Científica de Hipertensão e Diabetes

Créditos: Sara Braga

Por meio do Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão de Uberaba (CEMDHI), a Secretaria Municipal de Saúde do município realiza na próxima quinta-feira 11, a primeira jornada de discussão científica com profissionais de saúde, com o tema: “A Atenção Primária em Saúde como Protagonista no Cuidado do Diabetes”. O evento tem apoio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba na divulgação para os demais municípios do estado, já que a jornada é aberta a todos os profissionais de saúde, residentes, estudantes e estagiários interessados e será on-line e gratuita, com transmissão via Youtube (youtube.com/c/PrefUberaba).

A jornada, realizada próxima ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, terá início às 8h, na quinta-feira 11/11. O evento terá participação de autoridades convidadas, que abordarão temas como o enfrentamento ao Diabetes e Hipertensão, pelo SUS, e analisarão experiências exitosas de outros municípios na redução de filas de atendimentos, por meio de capacitação. A médica Elisabete Resende, diretora clínica do CEMDHI, explica que é um trabalho conjunto entre profissionais de saúde na busca de uma assistência de excelência aos pacientes. Segundo ela, “será apresentado aos enfermeiros, agentes de saúde e médicos, um panorama do Diabetes no país, e alternativas para trabalhar a rede visando melhorar o atendimento e como prevenir doenças como o pé diabético e a cegueira, e evitar que esse paciente chegue à hemodiálise. Também serão abordados cuidados de enfermagem e curativos e a correta abordagem do pé diabético”, finaliza.

Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão (CEMDHI)

O CEMDHI, inaugurado em 8 de julho de 2020, é especializado em apoio e capacitação à rede básica nos atendimentos a pacientes diabéticos de difícil controle, pé diabético e hipertensos resistentes ao tratamento. Entre suas funções, busca ser indutor da qualificação da assistência à saúde dos pacientes diabéticos e hipertensos cadastrados na rede de atenção básica de saúde do município de Uberaba. Também objetiva empoderar a rede de Atenção Primária à Saúde, conscientizando os pacientes na importância de seu cuidado. Também visa implantar o Programa Permanente de Educação em Diabetes e Hipertensão para profissionais da Rede Básica e garantir suporte tecnológico e inovador aos profissionais.

As equipes de Atenção Básica contam com o matriciamento no atendimento especializado de endocrinologistas (adulto e pediátrico), cardiologistas, nefrologista, fonoaudiólogo, fisioterapeutas, educadora física, enfermeiras e assistente social. Desde o início de 2021 até o final de outubro, foram realizados 4.711 atendimentos de endocrinologia, 3.287 atendimentos de cardiologia, 382 atendimentos de nefrologia e 600 procedimentos de curativos de pés diabéticos.

Link para inscrição: https://applink.com.br/jornada-cemdhi.

Autor: Sara Braga

Rolar para cima