Município de Passos retorna ao plano Minas Consciente

Crédito: Enio Modesto

Conforme decreto do prefeito, Diego Oliveira, publicado nessa quarta-feira (20/1), o município de Passos aderiu, novamente, ao plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”. A decisão foi tomada após o regresso da Macrorregião Sul à onda vermelha do programa, que gerou ampla discussão entre prefeitos na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg). Numa medida em conjunto, com o envolvimento de 22 cidades, os demais prefeitos resolveram seguir o prefeito de Passos e, também, adotaram os critérios do plano do Governo de Minas que orienta a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado na busca de esforços para contenção da pandemia da covid-19.

“Nós estamos voltando ao Minas Consciente porque já tem uma estrutura montada do estado para o combate à covid-19”, afirmou Diego Oliveira. Com a prefeitura passense seguindo às orientações do programa, o funcionamento da economia do município fica condicionado à onda indicada pelo programa.

Para a superintendente da Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, que participou de algumas reuniões com os prefeitos, a retomada das adesões ao Minas Consciente “acontece em um momento crítico, onde observa-se o aumento da incidência de casos covid-19, concomitante à taxa de ocupação de leitos de UTI e clínicos covid-19, nas instituições hospitalares de referência”, observou. “São 22 municípios que, juntamente com Passos, regridem para a onda vermelha e que pedem cautela à população, além de reforçarem a importância das medidas protetivas, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização constante das mãos”, ressalta Kátia Gonçalves.

Devido ao aumento de casos da covid-19 e a alta da taxa de ocupação de leitos hospitalares e de óbitos em toda Macrorregião Sul, o programa indicou a onda vermelha que permite o funcionamento das atividades consideradas essenciais nos municípios.

Autor: Enio Modesto

Rolar para cima