Veículo equipado como sala de vacinas é resultado de resolução da SES-MG para ampliar as coberturas vacinais
Numa ação de vacinação extramuros em escola da zona rural, o município de Passos inaugurou, na sexta-feira (19/9), o Vacimóvel, uma van adaptada para funcionar como sala de vacinas itinerante. O veículo foi financiado com recursos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Passos é o segundo município de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos a colocar o Vacimóvel em operação.
A primeira ação do Vacimóvel de Passos ocorreu na Escola Municipal Geralda Cândida de Oliveira, na comunidade rural da Boa Vista, e foi organizada pelas secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e Educação. A cerimônia teve a presença de representantes da SRS Passos, do prefeito Diego Rodrigo de Oliveira, profissionais de saúde, professores, estudantes e moradores.
A estudante Isadora dos Reis Freire, de 15 anos, foi a primeira vacinada, recebendo um imunizante antitetânico. Sua mãe, Natália Reis dos Santos, comemorou a novidade. “Não precisa de a gente ficar indo à cidade, porque eles (os vacinadores) vêm aqui até a gente. Para mim, foi uma beleza!”, afirmou.
Segundo a superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, o Vacimóvel é uma estratégia inovadora e ousada, que possui alguns desafios, como a organização da agenda, a escala da equipe e a busca por locais adequados para estacionar, mas que podem ser adaptados e solucionados no dia a dia para cumprir seus objetivos. “O Vacimóvel assegura a continuidade das ações de imunização e o alcance das metas de coberturas vacinais para manter a erradicação e controle de doenças imunopreveníveis”, afirma.
Alcance
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Passos, Márcia Aparecida Silva Viana, o serviço itinerante vai contribuir para ampliar o acesso às vacinas. “Hoje, nós sabemos que muitas pessoas não são vacinadas porque não têm acesso à sala de vacina convencional. Populações que residem longe, em áreas rurais ou em grandes fábricas, agora vão ter uma sala de vacina no seu local. E isso, com certeza, vai melhorar positivamente as coberturas vacinais”, destacou.
A referência técnica em imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Passos, Priscila Soares Correia Faria, explicou que o veículo estará disponível para ações em toda a cidade. “A partir de hoje, o Vacimóvel estará disponível para qualquer evento extramuro. Por isso escolhemos a zona rural, onde as pessoas têm mais dificuldade em ir até uma sala de vacinas”, disse.
Reforço estratégico
Para a referência técnica em imunizações da SRS Passos, Sueli Veloso Maia, o veículo representa um reforço estratégico no enfrentamento à queda das coberturas vacinais. “O Vacimóvel, para quem não sabe, é uma mini sala de vacinas instalada numa van, para levar vacinas em lugares de difícil acesso”, explicou. Ela acrescentou que o serviço também atenderá bairros mais distantes da cidade e pais sem tempo de levar os filhos a uma unidade. “E com isso, nossa luta no momento é recuperar a cobertura vacinal de toda a população”, completou.
O Projeto Vacimóvel é financiado pela SES-MG, por meio da resolução Nº 8.914/2023, com recursos para aquisição e adaptação de veículos como sala de vacina. A área de abrangência da SRS Passos foi contemplada com seis veículos, com três deles a serem administrados por consórcios públicos de saúde das microrregiões de Piumhi e Cássia, um pelo município de São Sebastião do Paraíso – que foi o primeiro a ser inaugurado, o de Passos e, em processo de licitação, o Vacimóvel de Carmo do Rio Claro. Os recursos para cada veículo foram de R$ 409 mil.
Por Enio Modesto
Foto: Enio Modesto