Com o objetivo de combater o aumento do número de casos da dengue no município de Curvelo, a equipe de mobilização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) atuará, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, em áreas consideradas de risco do município. Entre elas estão casas, lojas comerciais e lotes baldios que irão ser avaliadas para eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti.
Para iniciar as atividades, no dia 29, representantes da prefeitura de Curvelo e empresas privadas, além da população, irão se reunir em um encontro intersetorial para definir os parâmetros da mobilização. Já no dia 30, será realizada uma Blitz Educativa, explicando toda a população como combater o mosquito causador da doença.
No dia 31, o “Dengue Móvel” estará na cidade para recolher objetos inservíveis, ou seja, aqueles que acumulam água, como latas, garrafas de plástico e pneus, e em troca a SES irá doar óleo de cozinha. A população receberá um litro de óleo na entrega de 20 latas ou 20 garrafas pets ou um pneu. Já no dia 1º, a população terá oportunidade de participar do “Minha cidade sem Dengue”, evento cultural que oferece exposições e oficinas, além de apresentações com artistas locais. Uma tenda com agentes irá tirar dúvidas dos moradores quanto à doença e suas formas de prevenção.
155
Lançado em novembro de 2010 pelo Governo de Minas, o Programa Estadual de Controle permanente da Dengue tem o objetivo de estimular a participação ativa da população. E pensando em intensificar ainda mais a luta contra a doença, o cidadão tem à sua disposição o telefone 155. Ao ligar para essa central telefônica, o morador poderá denunciar lugares que tenham foco de dengue.
Programação
Dia 29– Reunião Intersetorial
Hora: 14h às 16h
Local: Núcleo Odontológico Infantil
Dia 30 – Blitz Educativa
Hora: 08h às 09h30min
Local: Av.Antônio Olímpio.
Dia 31 – Dengue Móvel
Hora: 09h às 14h
Local: Praça Central do Brasil
Dia 01/11 – Minha Cidade sem Dengue
Hora: 09h às 14h
Local: Praça Central do Brasil
Autor: Alexandre Peixoto