O município de Rio Pomba foi convidado para apresentar sua experiência êxitosa no Sistema Único de Saúde (SUS) durante a Capacitação sobre Registros de Ações de Saúde Mental promovida pela Secretária do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Ministério da Saúde. A capacitação aconteceu de 24 a 26 de abril para todos os técnicos do estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
O convite ao município surgiu devido ao ótimo trabalho desenvolvido com o registro e monitoramento dos dados gerados pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Rio Pomba. Entre os pontos ressaltados estavam a experiência do CAPS e setor de Regulação quanto ao monitoramento realizado das produções geradas pelo serviço CAPS; a conferência dos dados enviados ao Ministério da Saúde; a retroalimentação das informações para o serviço CAPS e os erros mais comuns identificados pelo município no processo de geração de informações.
Em todo Estado de Minas são 334 serviços CAPS existentes e a participação de Rio Pomba representa o reconhecimento da atuação, planejamento e monitoramento das ações de saúde mental que o município realiza atualmente. Servindo de incentivo a outras ações de monitoramento da CAPS no Estado de Minas.
A referência técnica em Saúde Mental da Regional de Saúde de Ubá, Fabiana Érica, acredita que monitorar e acompanhar os sistemas de informação em saúde é primordial para pensar sobre a função do dispositivo na rede além de permitir a qualificação das ações desenvolvidas e a avaliação institucional dos serviços.
“A experiência de Rio Pomba veio contribuir neste sentido para esta capacitação. Ou seja, mostrar que os municípios que conseguem a integração entre profissionais técnicos dos serviços e profissionais que processam e lidam com as informações geradas, contribui para a melhoria do processo de trabalho”, concluiu Fabiana.
Autor: Lavínia Luisa