Multivacinação: municípios realizam novas ações até o fim do mês

Campanha de Multivacinação na Regional de Passos tem várias ações planejadas pelos municípios, até fora das salas de vacina, para alcançar as coberturas vacinais

Municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos realizam ações da Campanha Nacional de Multivacinação até o fim do mês. As vacinas estão sendo levadas para fora das salas de vacina, como escolas e praças, para dar oportunidade aos pais que não conseguiram participar do Dia D de Mobilização Social da Campanha Nacional de Multivacinação 2025, ocorrido em 18/10.

A Campanha de Multivacinação 2025 é destinada a crianças e adolescentes menores de 15 de idade, com foco na atualização do cartão de vacinas contra diversos tipos de doenças, conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI). Também são orientados para se vacinarem os jovens a partir de 15 até 19 anos, para proteção contra o HPV, vírus causador do câncer de útero e de diversos outros órgãos.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS Passos, Márcia Aparecida Silva Viana, mesmo com chuva em várias cidades, o Dia D na Regional de Saúde de Passos ocorreu de acordo com as expectativas. “A população procurou pelas unidades de saúde, que estavam com as salas abertas para realizar a vacinação. Houve muitos cartões atualizados, principalmente com a vacina da varicela”, disse.

Os pais que não puderam aproveitar a oportunidade do Dia D ainda têm até o fim do mês de outubro para levarem seus filhos a uma sala de vacina. Em alguns municípios haverá doses disponíveis em diversos outros locais, como escolas, praças e até na zona rural.

“A vacinação extramuro e vacinação nas escolas será no decorrer do mês, e serão oferecidas todas as vacinas do calendário nacional”, diz Elvira Madalena de Almeida, coordenadora de Epidemiologia de Vargem Bonita, falando da programação em seu município.

Em Piumhi, também até o fim do mês, haverá vacinação extramuros na feira livre da cidade, escolas municipais, estaduais e particulares, creches e escolas infantis, segundo a coordenadora técnica da Central de Vacinas, Uane Sayonara de Oliveira. “Iremos abranger todas as vacinas com ênfase na colocação do cartão em dia, disse.

Depois de realizar vacinação extramuros em várias localidades da cidade no decorrer da semana passada e o Dia D nas oito salas de vacinas, o setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Passos promoveu vacinação extramuros na Escola Estadual Professor Jair Santos, bairro Casarão, na terça-feira (21/10), e mantém abertas as salas de vacina nas unidades de saúde. “Tivemos um bom movimento no sábado com várias crianças atualizando o cartão de vacinas”, disse a referência técnica em imunização, Priscila Soares Corrêa Faria, acrescentando que as vacinas continuam disponíveis nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira.

Em Cássia, a vacinação extramuros começou na semana passada e prossegue até o fim de outubro, e em São José da Barra, a equipe de vacinação aproveitou um evento da Marinha no sábado (25/10), em Furnas, para vacinar crianças e adultos. Carmo do Rio Claro também realizou o Dia D no sábado e durante todo o mês vem intensificando a vacinação na cidade, com ações estratégicas para a extensa zona rural do município, segundo o setor de Epidemiologia.

Por Enio Modesto

Foto:SMS Delfinópolis e SMS Pimenta

Rolar para cima