MPMG participa de reunião em que SES-MG orienta as Macrorregião Leste, Sudeste e Vale do Aço a evitarem aglomerações

Nesta quarta-feira, 23/12, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforçou a importância de medidas de isolamento durante videoconferência com os gestores de saúde das macrorregiões Leste, Sudeste e Vale do Aço, que estão na onda vermelha de acordo com a classificação do Plano Minas Consciente. Participaram também da reunião, o prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, e o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Ferreira de Barros, coordenador Regional das Promotorias de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste.

Do ponto de vista da SES-MG, há uma tendência de aumento de casos, afirmou o secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, “dessa forma agora é preciso dar um passo mais severo e restritivo no isolamento, nas regiões que estão na onda vermelha de acordo com as orientações do Minas Consciente. Quanto mais uniforme forem as ações nas regiões do Vale do Aço, na Leste e Sudeste, melhores serão nossos resultados”. Além disso, o secretário chamou a atenção dos gestores de saúde para as medidas que precisam ser reforçadas, como realizar análises municipalizadas da situação epidemiológica, uma vez que existem cenários diferentes dentro da mesma macrorregião.

Monitorar os contatos próximos de casos suspeitos e confirmados de covid-19 é uma das ações mais simples, objetivas e eficientes para o controle da dispersão do vírus no território, orientou o secretário, que pediu cautela para eventos de final de ano. “Este não é ano de fazermos aglomerações. Mais do que nunca, é importante acompanhar as regras do plano Minas Consciente para reabertura ou fechamento de serviços. Não podemos perder todo trabalho feito ao longo do ano”, afirma.

O secretário destacou ainda que já foram implantadas nesta semana, Unidades de Respostas Locais (URL) que estão acompanhando diariamente as ocupações de leitos para dar uma agilidade e celeridade às respostas regionais, “o momento agora é de não deixar nenhum mineiro sem assistência e precisamos dar uma resposta rápida”. O acompanhamento da SES-MG é diário e constante, por meio das URL, levando em conta uma avaliação dos dados assistenciais, epidemiológicos, laboratoriais e vacinais. Cada URL conta com um líder que tem a responsabilidade de compartilhar as informações da Sala de Situação e do Escritório de Gestão de Leitos; coordenar as discussões e criar planos de ação locais.

Durante a reunião, a SES-MG também apresentou os dados epidemiológicos, as taxas de incidência, de ocupação de leitos de enfermaria e de UTI para covid-19, os critérios de testagem e as ações já executadas pela SES-MG para a campanha de vacinação. O secretário também reforçou a importância do trabalho em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais para reduzir as aglomerações devido às comemorações de fim de ano.
Por Priscilla Fujiwara

Autor: Priscilla Fujiwara

Rolar para cima