Montes Claros mobiliza municípios para campanha de vacinação contra a poliomielite

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) inicia nos dias 4 e 5 de agosto, a realização de encontros com representantes de 53 municípios do Norte de Minas com o objetivo de planejar a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. No período de 15 a 31 de agosto serão imunizadas crianças com idade entre seis meses e quatro anos. 

A referência técnica em imunização da SRS, Josiane Dias Gusmão, explica que os encontros objetivam repassar aos representantes dos serviços de imunização dos municípios informações sobre o trabalho a ser implementado na região.

No Norte de Minas 68 mil 228 crianças deverão receber a vacina contra a poliomielite. Em Montes Claros, maior cidade da região, se concentra o público mais expressivo a ser imunizado, totalizando 24 mil 417 crianças. Depois de Montes Claros os municípios com maior quantidade de crianças a serem vacinadas são: Janaúba, Bocaiúva, Jaíba, Salinas, Porteirinha, Taiobeiras, Espinosa, Rio Pardo, Coração de Jesus, Francisco Sá, São João do Paraíso, Monte Azul e Capitão Enéas.

Paralelo à realização dos encontros com representantes dos serviços de imunização dos municípios, a Superintendência Regional de Saúde estará disponibilizando as vacinas. Para receber as vacinas os representantes das secretarias de saúde deverão apresentar o formulário de fornecimento de imunobiológicos e caixas adequadas para o transporte. 

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Em 1994 o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) o Certificado de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem, juntamente com os demais países do continente americano. O último caso da doença registrado no Brasil foi em 1990.

Além da campanha anual a vacina contra a paralisia infantil fica disponível durante todo o ano nos postos de saúde de todo o país. Na vacinação de rotina a dose é recomendada a todas as crianças menores de cinco anos, além da dose de reforço ao completar quatro anos. As campanhas são realizadas como oportunidade para atualização do esquema vacinal.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima