Mobilização movimenta a macro Triângulo do Sul com ações contra o mosquito Aedes

No sábado, 29/11, Minas Gerais mobilizou 748 municípios para o Dia D de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, em uma ação massiva que antecede o período de chuvas e da maior incidência de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. A estratégia envolveu mutirões de limpeza, vistorias domiciliares e comunitárias, entre outras ações educativas para eliminar focos do mosquito em residências e espaços públicos. 

Na macrorregião Triângulo do Sul, o Dia D mobilizou uma ampla rede de ações como mutirões de limpeza, visitas domiciliares, blitzes educativas, distribuição de materiais informativos e atividades lúdicas voltadas à prevenção das arboviroses. 

As iniciativas incluíram desde o recolhimento de resíduos e objetos que acumulam água em cidades como Água Comprida, Conquista e Sacramento, até passeatas, carreatas, estandes educativos, rodas de conversa e teatros em municípios como Conceição das Alagoas, Itapagipe, Iturama e Frutal. Escolas, praças, avenidas e bairros inteiros receberam equipes de saúde para orientar a população, reforçando a importância das medidas de prevenção e identificação do mosquito. Em Campo Florido, o foco foi o resgate de casas fechadas, enquanto em Planura foram realizadas intervenções orientadas por imagens de drones. 

De acordo com a superintendente regional de Saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, este encontro de ações serve para sensibilizar a população da necessidade de trabalharmos contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, para que 2026 seja um ano mais promissor. “Nós tivemos um 2025 difícil, com muitas mortes, e desejamos que o próximo ano seja diferente, com menos casos notificados e, principalmente, menos casos graves que vão a óbito”. 

A superintendente acrescentou que a expectativa é de que a população de toda a macrorregião se conscientize de que o trabalho é do poder público, da sociedade civil organizada e, principalmente, da população, pois as ações das prefeituras não serão efetivas se cada morador não se preocupar com o próprio lixo”.

Dia D em Uberaba

Em Uberaba, o Dia D de combate ao Aedes integrou uma grande ação intersetorial no Conjunto Morada do Sol, unindo serviços de saúde, educação, trânsito, meio ambiente, assistência social e cultura. 

O bairro foi escolhido por apresentar índice elevado de positividade para larvas do Aedes aegypti no Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de novembro, que marcou 3,5%. Cerca de 60 Agentes de Combate às Endemias atuaram no bairro, visitando 612 imóveis, sendo 315 trabalhados e 297 fechados, no momento da abordagem. O mutirão de limpeza recolheu 720 kg de materiais que poderiam servir de criadouro para o mosquito. 

A programação incluiu mutirão de limpeza, orientações sobre prevenção da dengue, presença do vacimóvel, ações de saúde bucal, microchipagem de cães e gatos, atendimento de enfermagem, serviços da companhia de água – Codau, coleta de eletrônicos, doação de mudas de árvores e feira de produtores locais. A Escola Joãozinho e Maria realizou também a feira de vivências, aprendizagem e cultura “Entre Cores e Afetos – O brincar como arte”, na qual foram apresentados trabalhos das crianças e espaço para recreação. Também foi montada a Transitolândia, uma passarela onde as crianças podem praticar regras de educação e segurança no trânsito. 

O vice-prefeito de Uberaba, Mauricinho de Sá, idealizador do programa “O Espaço é Nosso”, que leva atividades e serviços diversos para vários bairros da cidade, afirmou que todas as secretarias e outros parceiros estão envolvidos, para promover o acesso da população à serviços essenciais, além de lazer e educação. Segundo ele, “a ideia é que nós possamos, ao lado da comunidade, ouvir os anseios dos moradores, da mesma forma que os secretários possam dimensionar o trabalho, e entender se realmente estamos no caminho certo. Além disso, essa união de esforços corrobora para uma maior concentração e melhores resultados no combate às arboviroses”. 

Por Sara Braga – Fotos: Sara Braga

Rolar para cima