Mobilização lembra Dia Mundial da Luta contra a AIDS em Valadares

Imagem

Ontem, 1º de dezembro, internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS,  a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)participou de ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Valadares, através do Departamento de Atenção à Saúde (DAS) e  do Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde (CRASE).O objetivo foi conscientizar a população sobre a prevenção contra a Aids, além de combater o preconceito e os mitos em relação à doença, com destaque para  o tema “É possível viver com Aids, com o preconceito não”.

Uma das ações realizadas foi a montagem de uma tenda no mercado municipal do município, onde de 08 às 14 horas,  técnicos da Regional de Governador Valadares e do município fizeram a  distribuição de preservativos e prestaram  orientações às pessoas sobre a prevenção e cuidados com a doença. Também em sala reservada no mercado, foi oferecido aconselhamento e testagem gratuita de anti-HIV e hepatites.  Essas ações contaram com o apoio e parceria da Associação do Centro Comercial Mercado Municipal de Valadares. Ao final da atividade foram contabilizados cerca de 40 exames.

“Com esta mobilização, o Estado, além de fornecer de insumos, participa  com o Município de ações visando a prevenção através do uso de preservativo , com foco também  no teste rápido que é gratuito, seguro e sigiloso. Os usuários recebem  aconselhamento antes de depois do exame, e nos casos positivos,  passam a ser  acompanhados pelo Centro de Referência em atenção Especial à Saúde (CRASE)”, ressaltou a referência técnica em DST-Aids da Superintendencia Regional de Saúde de Valadares, Sônia Martins Galvão.

Segundo ainda Sônia Galvão, antes do evento, foram distribuídos pela Regional de Valadares, cerca de 170 mil preservativos aos 51 municípios de sua área de abrangência,  incluindo Valadares.

O motorista Juracy José da Silva, 52 anos, morador em Valadares, fazia suas compras no mercado quando foi atraído pela mobilização.”  Hoje muita gente, principalmente a juventude, esta descuidada com a saúde e a Aids continua presente  e por isso a melhor solução é se prevenir contra a doença ”, comentou.

A programação  foi encerrada com a 1ª Caminhada da Luta Internacional contra a Aids na parte da tarde, que teve sua concentração na praça da Ilha dos Araújos e que percorreu depois, com centenas de participantes as ruas do bairro.

Situação da Aids  em Minas e Valadares

Em Minas, de 2007 a 2014, foram notificados 15.482 novos casos de Aids, sendo a população com idade entre 35 a 49 anos a que apresentou maior número de notificações nesse período, com 6.434 novos casos. Atualmente, cerca de 22 mil pessoas utilizam a medicação antirretroviral para HIV e AIDS em todo o estado.

Em Governador Valadares e região, até setembro de 2014 foram registrados no Crase,  70 novos casos, totalizando 1.543 pessoas em tratamento atualmente pelo Centro. Em 2013 eram 1.467 pacientes em tratamento no local.

“É preciso ficar atento e se prevenir, porque os casos de Aids estão aumentando em Valadares e não dá para saber se alguém tem ou não a doença só de olhar para a pessoa; o aspecto físico muitas vezes engana. O outro pode ser lindo e atraente, mas isso não garante que seja saudável; portanto, usar camisinha é fundamental em qualquer relação sexual”, finalizou a coordenadora do Crase, Maria das Graças Lajes Casais.

Autor: Frederico Bussinger

Rolar para cima