Mobilização contra a Gripe na Fenamilho

A gripe é uma doença grave e que se não diagnosticada em tempo hábil pode até matar. Para evitar que o vírus causador da gripe (influenza) se espalhe é preciso ter alguns cuidados, como evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência ou utilizar o álcool gel a 70%, manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar alimentos, tomar vacina se tiver indicação e colocar em prática a etiqueta da tosse.

Pensando no período crítico da gripe, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, firmou uma parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares (Sindhorb) de Patos de Minas e Pátio Central Shopping para distribuir 20.000 folders aos sindicalizados e lojistas, e os mesmos auxiliarem na mobilização dos patenses e visitantes quanto aos cuidados necessários para evitar a gripe no período da Fenamilho, que acontece de 23/05 a 2/06, em Patos de Minas. 

 Breno Pereira da Fonseca Palhares, presidente do Sindhorb de Patos de Minas, comenta sobre esta importante parceria. “Pelo fato da gripe estar relacionada a fatores de higiene, e os sindicalizados do Sindhorb trabalharem essencialmente com este quesito, é preciso lembrar e colocar em prática as medidas preventivas”.

 Pelo fato da campanha de vacinação contra a gripe não alcançar toda a população, os jovens e adultos, principais públicos da Fenamilho, ficam vulneráveis à doença, e por isso é preciso reforçar alguns cuidados básicos. “Fechamos parceria com o Sindhorb para a distribuição de material gráfico em 61 estabelecimentos sindicalizados que são estratégicos, como também para os lojistas do Pátio Central Shopping. Para completar a ação de mobilização social contra a gripe, desde o último domingo há veiculação de informações sobre prevenção à gripe em sacos de pães entregues nas padarias de Patos de Minas”, destaca Lindomar Marques Babilônia, Superintendente Regional de Saúde de Patos de Minas.

Até o momento, Minas Gerais já registrou 14 casos de Influenza, com dois óbitos: um em Pouso Alegre, por Influenza B, e um em Extrema, pelo vírus H1N1.

Autor: Lílian Cunha

Rolar para cima