Minas reúne servidores estaduais, representantes dos Consórcios e gestores municipais para pactuar políticas públicas de saúde de 2026

Encontro aconteceu em Ouro Preto e apresentou as metas e pactuações que vão beneficiar a população mineira

Mais de 200 profissionais entre gestores municipais, representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG) se reuniram nesta quinta (4/12), em Ouro Preto, para pactuar políticas públicas que vão promover melhorias na prestação dos serviços de saúde da população mineira no ano de 2026, durante a reunião do Comitê Intergestores Bipartite (CIB). 

Entre as pautas, foram tratadas as mudanças no manual de indicadores do programa Valora Minas e o cenário epidemiológico das arboviroses e dos vírus respiratórios em Minas Gerais.  

O Projeto Carreta de Especialidade, que tem o objetivo de ampliar o acesso à atenção especializada ambulatorial, também foi apresentado. A meta é reduzir filas de espera, melhorar o tempo de resposta do sistema de saúde e promover ações de prevenção e diagnóstico precoce. A iniciativa vai abranger, primeiramente, os municípios da região metropolitana de Belo Horizonte e contará com o apoio dos consórcios de saúde.  

A secretária-adjunta de Saúde, Poliana Cardoso Lopes, destacou a participação do grupo de trabalho para a discussão das políticas públicas.  

“Cada vez mais é importante a participação de todos no grupo de trabalho e estamos incluindo o controle social, assim, todos estarão alinhados e se sentirão ouvidos, pois, são políticas construídas com a ajuda de muitas mãos”, afirmou. 

O Plano de Enfrentamento da Mortalidade Materna e Infantil foi outro destaque importante. A proposta é salvar vidas, reduzir desigualdades e promover o cuidado qualificado em todo o território mineiro. 

Cristian Morales Fuhriman, representante da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, destacou a importância da iniciativa do SUS para toda população.  

“A população de Minas acessa serviços de qualidade nas regiões em que residem e a OPAS considera importante o reforço na diminuição da morte materna em todas as macrorregiões do estado”, pontuou.  

“Que em 2026 possamos continuar com cada vez mais energia, contando com esse colegiado ativamente discutindo as pactuações”, destacou Edvaldo Farias, presidente do Cosems-MG. 

Outro destaque da CIB foi a apresentação do projeto Observatório de Boas Práticas, que será um espaço para dar visibilidade às experiências inspiradoras das equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) em Minas Gerais. 

O edital está disponível neste link e as inscrições podem ser feitas a partir de 15/12, por profissionais e gestores de saúde no âmbito da APS. As iniciativas serão compartilhadas em uma plataforma online e as práticas selecionadas serão reconhecidas durante o Conexão Minas Saúde de 2026. 

Rolar para cima