As assessorias de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais participam na quinta-feira (16.05) do seminário “Que Canal Saúde que você quer ver?”, promovido pela Fiocruz na sede de Manguinhos, no Rio de Janeiro. O evento, que se encerra nesta sexta, reúne representantes da maioria dos estados brasileiros, sejam gestores, conselheiros, trabalhadores ou usuários do SUS.
O objetivo é conhecer e discutir as diversidades regionais, as demandas e os avanços na comunicação e no acesso à informação na saúde pública. Com estes subsídios, o Canal Saúde pretende desenvolver meios que ampliem e qualifiquem a divulgação e o conteúdo de sua grade de programação.
Estreitar parcerias, manter um diálogo permanente, identificar necessidades e oportunidades foram alguns temas abordados durante a abertura. Na mesa, estavam o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da FioCruz, Valcler Rangel Fernandes, Maria do Espírito Santo T. dos Santos (Conselho Nacional de Saúde), a assessora de Comunicação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass, Adriane Cruz e Manoel dos Santos, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Seguindo a programação, no primeiro painel, “Comunicação, Televisão e Saúde Pública”, a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, representada pela assessora Gisele Bicalho e pelo publicitário Tiago Peixoto apresentaram um case de sucesso sobre as ações de mobilização para o enfrentamento da dengue no Estado em 2010/2011. A campanha obteve resultados práticos na redução de casos (75% em dois anos) no Estado e ainda conseguiu a adesão dos veículos da mídia local.
O trabalho abrangeu diversas ações, como o Dengômetro, o Dengue Móvel, o projeto de Gastronomia Sustentável, o grupo de teatro “Saúde em Cena” e o jogo virtual on-line, Dengue Ville, todas explicadas detalhadamente pela assessora Gisele Bicalho. Segundo ela, o maior desafio foi comunicar e mobilizar a população em um momento de epidemia, lembrando que mobilizar é “migrar do conhecimento para a ação”. E, acrescentando, Gisele resgatou o conceito que direciona todo o trabalho desenvolvido por sua equipe, que é “comunicar provendo cidadania e envolvimento social, com credibilidade e economia”.
Canal Minas Saúde
O Canal Minas Saúde, desenvolvido pela SES-MG, foi destaque nas discussões do seminário, citado como referência de qualidade técnica e jornalística em diversos momentos. Criado há quatro anos para apoiar as ações de ensino à distância, hoje é uma rede corporativa multimídia, com 11 mil pontos de recepção distribuídos em todo o Estado. O Minas Saúde foi peça importante na campanha de enfrentamento da dengue, com transmissões ao vivo e capacitações para profissionais de saúde.
Encerrando sua participação, Gisele Bicalho falou sobre suas expectativas quanto ao Canal Saúde desenvolvido pela FioCruz: “Precisamos trazer para dentro da programação a população, dar voz ao cidadão. O canal que queremos ver é aquele que tenha este foco no cidadão e pé na estrada”.
No mesmo painel estavam Pedro Ekman (Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social) e Rodrigo Murtinho (Laboratório de Pesquisa em Comunicação em Saúde, da FioCruz). Depois das apresentações pela manhã, os participantes se dividiram em grupos de trabalho, que se reuniram durante toda a tarde para elaborar propostas que contribuam com a proposta do seminário.
A coordenação do evento divulgou a participação de 23 secretarias de saúde, 14 conselhos municipais de saúde, 17 conselhos estaduais de saúde, além de convidados do Conasems, do Conass e do Ministério da Saúde.
Autor: Michèlle de Toledo Guirlanda