Minas assume vice-presidência do Conass para a Região Sudeste

Imagem

Créditos: Cláudio Araújo – ConassTomou posse no dia 24, em Brasília, a nova diretoria do CONASS para a gestão 2013/2014. O secretário de Estado da Saúde do Amazonas, Wilson Alecrim se mantém no comando da instituição. Minas volta a fazer parte da diretoria com a condução do secretário Antônio Jorge de Souza Marques para a vice-presidência da Região Sudeste.

Reeleito por unanimidade na Assembleia de março, Alecrim citou, em seu discurso de posse as principais ações realizadas pelo Conselho ao longo do ano de 2012 e destacou a atuação em relação à luta por financiamento adequado para o SUS. “O CONASS tem lutado por mais recursos para a saúde e aderiu, inclusive, ao Movimento Saúde +10. Temos incentivado as Secretarias Estaduais de Saúde a coletar as assinaturas necessárias nos estados para que possamos avançar com essa proposta no Congresso Nacional”.

Alecrim falou também, sobre apresentação da proposta do CONASS para a ampliação do orçamento do Ministério da Saúde em 2013, feita aos relatores geral e setorial de orçamento.

O presidente citou ainda, outras questões trabalhadas pelo Conselho, como o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde; o desenvolvimento e conclusão do “Levantamento da organização, estrutura e ações da área de recursos humanos das Secretarias Estaduais de Saúde”; a cooperação técnica com as secretarias estaduais de saúde; além do fortalecimento das relações institucionais do CONASS.

Entre as prioridades para a gestão 2013/2014, Alecrim afirmou que o financiamento continua na pauta como uma agenda inconclusa, assim como o déficit de profissionais médicos no Brasil e a regulamentação do artigo 17 da Lei n. 141/12 que diz respeito aos rateios de recursos do SUS.

O presidente do Conasems, Antonio Carlos Nardi, enfatizou a parceria entre os conselhos e lembrou que, mesmo apesar das divergências em alguns pontos, CONASS e Conasems têm sempre como meta o fortalecimento da saúde pública brasileira. “Estamos sempre à disposição, para juntos continuarmos na militância, sabendo que podemos contar com o CONASS nas esferas de pactuação”, afirmou.

Para o representante da Opas, Félix Rígoli, a reeleição de Wilson Alecrim, bem como a posse da nova diretoria, trazem continuidade às ações desenvolvidas pelo CONASS e renovam a esperança para o futuro.

Já para a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro, o momento que o país atravessa coloca uma responsabilidade muito grande para os atores políticos. “A saúde tem um papel estratégico importante e precisamos romper determinadas barreiras, pois sabemos que a saúde pública precisa dialogar com outras políticas públicas”, ressaltou.

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Saúde, Darcísio Perondi, afirmou que a saúde está na pauta do Congresso Nacional. “Essa é uma agenda da sociedade que movimenta o governo. Precisamos aproveitar esses espaços para pactuar os rumos que queremos dar ao SUS”, conclui.

Alexandre Padilha, ministro da Saúde, ressaltou e agradeceu pela parceria do CONASS e parabenizou o Conselho pela sua atuação marcante no fortalecimento do SUS.

Autor: Gisele Bicalho

Rolar para cima