Microrregionais da SRS Passos participam de oficinas do Valora Minas

Divulgação

Gestores de saúde das microrregiões da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos participaram das oficinas de implantação da Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais – o Valora Minas – realizadas de 23 a 27 de agosto. As oficinas foram conduzidas pelo Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para discussão e definição dos hospitais que irão receber os recursos do programa, visando à otimização da organização da assistência em saúde.

Na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, as oficinas de implantação do Valora Minas contemplaram as quatro microrregiões de saúde da jurisdição: Cássia, Passos, Piumhi e São Sebastião do Paraíso. A superintendente Kátia Rita Gonçalves e o presidente regional do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Valber Vidal, participaram das oficinas, auxiliando os gestores a decidirem sobre a alocação de mais de R$ 8,4 milhões de recursos anuais para a assistência hospitalar de média complexidade.

Durante as oficinas, Kátia Gonçalves ressaltou a participação do Cosems, como representante das secretarias municipais de Saúde, na elaboração do Valora Minas e, na oficina da macrorregião Sul, destinada a alocação de recursos para a alta complexidade hospitalar, falou sobre a importância dos dirigentes para a alocação dos recursos para os hospitais de relevância macrorregional.

“Esse trabalho de hoje à tarde vai depender muito do nosso foco, da nossa atenção, porque são recursos que entrarão em nossos hospitais, lembrando que o Cosems é parte fundamental nesse processo de construção”, disse.

Pela SRS Passos, a Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) atuou nos preparativos e na realização das oficinas, fornecendo material informativo aos gestores municipais, como a apostila da SES-MG, elaborada para informação e consulta durante os trabalhos.

Segundo a coordenadora Vanessa Aparecida de Assis, a equipe de Atenção à Saúde trabalhou intensivamente no processo de implantação do Valora Minas nas microrregiões da SRS Passos, com as referências técnicas tendo procurado conhecer essa nova política para facilitar o acesso dos gestores municipais. “A política hospitalar é muito importante dentro do nosso território, uma oportunidade de qualificar e vocacionar nossos hospitais e também alocar recursos para os mesmos, para que assim possamos reduzir vazios assistenciais e oferecer uma melhor assistência para nossa população”, disse.

Na oficina da macrorregião Sul, para recursos de alta complexidade hospitalar, a diretora de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência da SES-MG, Monique Félix, observou que seriam alocados cerca de R$ 24 milhões para os hospitais de relevância macrorregional e que, após pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e a publicação do rol final dos hospitais contemplados, os recursos poderiam ser repassados a partir de novembro.

 

Autor: Enio Modesto

Rolar para cima