Mestrado de servidores da GRS-Ubá produz oficina de capacitação para notificadores do SIVEP-Gripe

Créditos: Keila Lima

O Mestrado Profissional em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV), cursado por servidores da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, gerou como produto técnico a Oficina de Capacitação Profissional para os notificadores municipais e hospitalares do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), nos dias 10 e 17 de junho, oferecida aos 31 municípios da área de abrangência da unidade.

Esse sistema foi adotado pelo Ministério da Saúde (MS) para notificação dos casos hospitalizados e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e fundamentou o banco de dados das análises estatísticas da pesquisa acadêmica da servidora Ana Cristina Custódio, responsável pela organização assistencial e ajustes na grade hospitalar no Plano de Contingência Operacional Covid-19. A pesquisa buscou aliar evidências científicas às necessidades profissionais apresentadas pelos notificadores no cotidiano de trabalho entre municípios e unidade regional.

O estudo analisou as características e os fatores associados à mortalidade dos casos hospitalizados por SRAG, nos períodos pré-pandêmico e pandêmico, nas microrregiões de Ubá e Muriaé. “O intuito foi conhecer o perfil dos indivíduos mais susceptíveis ao agravamento pela doença e identificar os fatores associados ao óbito. Esse conhecimento se faz relevante como subsídio para ações mais efetivas e equitativas nas políticas públicas e de serviços de saúde, servindo de embasamento para os profissionais e gestores das duas microrregiões analisadas”, contou Ana Cristina. Outro servidor mestrando pela UFV, que ministrou também na capacitação foi Fábio Vieira Ribas, ponto focal covid-19 e coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Ubá. “Elaboramos e publicamos um tutorial para Youtube que trata sobre o uso e preenchimento adequado do SIVEP-Gripe, um procedimento importante para a confiabilidade dos dados lançados pelos notificadores municipais e hospitalares, e este vídeo continua disponível, sendo instrumento auxiliar para qualquer profissional que necessite de auxílio para o manuseio do sistema”, falou Fábio.

“É um grande orgulho para a nossa regional ostentarmos servidores com graus de especialização tão notáveis, como Ana Cristina e Fábio que estão finalizando o mestrado na UFV, além de outro colega de turma deles, também da nossa unidade, Wallan MacDonald. Observamos que todo o conhecimento adquirido por eles é aplicado ao trabalho, de forma dedicada e com alta qualidade. O SUS só tem a ganhar com trabalhadores assim”, afirmou Aline de Almeida Prado, diretora da GRS Ubá.

Autor: Keila Lima

Rolar para cima