A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá tem acompanhado o controle de estoque das farmácias da rede hospitalar, sob sua jurisdição, que fazem parte do Plano de Contingência de Enfrentamento da Covid-19. Dessa maneira, cinco entregas de medicamentos utilizados na intubação de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foram realizadas em abril, repassando o quantitativo enviado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para atender, de forma emergencial, hospitais que se encontram em níveis considerados críticos.
A última distribuição foi realizada no dia 21 de abril para o Hospital Santa Isabel (Ubá) e Hospital São Vicente de Paulo (Rio Pomba). Segundo Marcela Azevedo, servidora da Coordenação da Atenção à Saúde da URS Ubá, o acompanhamento dos níveis de estoque tem revelado um cenário que requer atenção. “Conferimos, semanalmente, junto aos hospitais de nossa jurisdição, o preenchimento da planilha on-line para que a SES possa fazer o diagnóstico correto do cenário e destinar aos nossos prestadores as quantidades necessárias para garantir o atendimento de pacientes agravados, que estão sob sedação para receber a ventilação mecânica. Este acompanhamento é de extrema importância, pois o estoque de sedativos utilizados na intubação do paciente de covid-19 encontra-se em nível não recomendável para o enfrentamento da pandemia”, informou Marcela.
A SES-MG tem fornecido fármacos como midazolam, propofol e besilato de cisatracúrio, itens essenciais à sedação dos pacientes. Parte dos medicamentos foi enviada pelo Ministério da Saúde (MG), e também houve a aquisição pelo Estado. Ainda assim, as unidades hospitalares, que antes trabalhavam com estoque de 60 dias ou mais, enfrentam dificuldades no abastecimento. “A SES tem mobilizado a rede solidária da Saúde Pública, que permite o remanejamento de insumos entre as instituições que observam aumento no consumo destes medicamentos, garantindo, de modo emergencial, a adequada assistência aos pacientes. Diante de tantas dificuldades, este apoio aos prestadores de serviço é fundamental”, disse Aline de Almeida Prado, diretora da URS Ubá.
Confira as instituições contempladas em abril, dentro da área da jurisdição da GRS Ubá
01/4/2021- Hospital Santa Isabel (Ubá)
10/4/2021- Hospital Santa Isabel (Ubá)
14/4/2021- Hospital São Paulo (Muriaé)
23/4/2021- Hospital Santa Isabel (Ubá) e Hospital São Vicente de Paulo (Rio Pomba).
Autor: Keila Siqueira de Lima