Martinho Campos é mais uma cidade a combater a dengue

A equipe de mobilização de combate a dengue da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) estará em Martinho Campos, cidade a 197km de Belo Horizonte. O município, localizado no Centro-Oeste de Minas,  recebe os mobilizadores do dia primeiro até 5 de agosto.  O objetivo é desenvolver tarefas e atividades de enfrentamento a doença.
 
Serão realizados reuniões, encontros, ações de rua e eventos culturais que buscam a conscientização e orientação da população na eliminação dos focos do mosquito transmissor. No primeiro dia de atividade, haverá a reunião intersetorial, de 14h às 16h, no Salão Paroquial, com a presença de representantes e pessoas ligadas aos três setores da sociedade (poder público, comércio e sociedade civil organizada).
 
“Todos nós esperamos uma participação maciça da comunidade. É importante o estabelecimento de parcerias intersetoriais para ações conjuntas de promoção e prevenção da transmissão da doença. Com isso, é esperada a conscientização de toda a população e seus líderes comunitários”, diz Susana Ximenes, coordenadora de Epidemiologia da Regional Divinópolis.
 
Na sexta-feira, dia 02, acontece o evento “Minha Cidade sem Dengue”, que reúne várias apresentações artísticas e culturais da cidade, motivadas pela temática da dengue. A ação será de 9h às 15, na Praça da Matriz. Uma importante reunião também acontece no dia, de 14h às 16h, no Salão Paroquial: a capacitação de multiplicadores sociais, em que são convidados pessoas com potencial de disseminação da informação para a comunidade.
 
Já no sábado, dia 03, a população poderá trocar objetos que acumulem água, como garrafas PET, pneus e latinhas por material escolar através do Dengue Móvel. A atividade acontece de 09h às 15h, na Praça da Matriz.  Os mobilizadores irão distribuir, ainda, material informativo para conscientização quanto aos riscos da doença.
 
Para Susana, a mobilização é de suma importância para informar a população. “A maioria dos focos do Aedes aegypti são encontrados nos domicílios e locais de maior circulação das pessoas, onde é acumulado lixo e materiais inservíveis, aqueles que acumulam água. Precisamos orientar e sensibilizar a população”, finalizou.  
 
Programação das principais atividades
 
Dia 01/08
Evento: Reunião Intersetorial
Local: Salão Paroquial – rua Bom Despacho, 21 – 2º andar, Centro.
Horário: 14h às 16h
 
Dia 02/08
Evento: “Minha Cidade sem Dengue”
Local: Praça da Matriz
Horário: 09h às 15h
 
Dia 02/08
Evento: Capacitação de multiplicadores sociais
Local: Salão Paroquial – rua Bom Despacho, 21 – 2º andar, Centro.
Horário: 14h às 16h
 
Dia 03/08
Evento: Dengue Móvel
Local: Praça da Matriz
Horário: 09h às 15h

Autor: Flávio Brunelli

Rolar para cima