Nesta quarta-feira, 15/05, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial – (CAPS I “De Volta a Vida”) de Manhumirim, promoveu passeata em comemoração ao 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que apresentou como reflexão o tema “Acolher e cuidar: reconhecendo que o respeito aos direitos humanos é condição de saúde e bem estar social.”
A passeata percorreu as ruas do centro até a praça central de Manhumirim, onde foram expostos os trabalhos manuais da oficina terapêutica, além da realização de oficinas de dança e artesanato com os pacientes e a comunidade.
Para Marcos Alexandre Moreira, Referência Técnica de Saúde Mental da GRS Manhumirim, “além de não deixar apagar a chama da conquista de tratar em liberdade, o objetivo da equipe é sensibilizar a população no local de maior circulação comercial do município para o acolhimento e atenção humanizada em serviços abertos e menos restritos possíveis com respeito à cidadania e direitos humanos”.
De acordo com Silvana Werner, Referência Técnica do Escritório Microrregional da GRS Manhumirim, “foi emocionante ver o entusiasmo da equipe e dos pacientes do CAPS, que com o auxílio de um carro de som, alternavam palavras de chamamento sobre a luta antimanicomial que vem ao longo do tempo se consolidando como referência de serviço de portas abertas”.
É gratificante trabalhar com uma clientela especial que requer atenção, cuidado, carinho e respeito. Temos investido bastante no CAPS no intuito de promover a qualidade de vida dos usuários e familiares, disse Fernanda Fazolo, Secretaria Municipal de Saúde de Manhumirim.