O Governo de Minas, através da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, encaminhou pela terceira vez a equipe da Força Tarefa de combate a dengue para Manhuaçu (no final do mês de outubro e início de novembro) no intuito de combater os focos do mosquito aedes aegypti e consequentemente reduzir os riscos do município enfrentar nova epidemia, como aconteceu no início deste ano.
Em 2013, nos meses de fevereiro e maio os agentes enviados pelo Governo do Estado de Minas Gerais também estiveram em Manhuaçu auxiliando na intensificação dos trabalhos que já são realizados pelo setor de Vigilância em Saúde do município.
Emilce Estanislau, Coordenadora da Vigilância Ambiental de Manhuaçu, destaca que esta equipe uniu forças com a equipe de seu setor nas ações e contou com 19 servidores que realizaram o tratamento focal com eliminação de criadouros e aplicação de larvicidas e a realização do LIRA’a (Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti). “A equipe foi subdividida e uma parte dela foi para os distritos de Vilanova e Realeza, dois distritos estratégicos. Vilanova por ser a maior concentração urbana fora da sede do município e também o distrito de Realeza, por ser este ponto estratégico com grande fluxo de pessoas de todas as partes do país através de suas paradas de ônibus. O restante da equipe permanece na sede do município e será subdividida em vários bairros da cidade para completar o ciclo do tratamento 5, realizar o LIRA’a e iniciar o tratamento 6, que é o último tratamento do ano”, explicou a coordenadora.
Durante este período também aconteceram às ações de mobilização social e educação em saúde para que toda a população possa ser envolvida sensibilizando-se para os cuidados quanto ao combate à dengue.
No dia 31/10/13 iniciaram as atividades paralelas: Dengue Móvel com a realização das trocas de inservíveis por óleo de cozinha e materiais escolares e em 01/11/13 aconteceu o evento: “Minha Cidade sem Dengue”, com a apresentação do Coral de violas do CRAS e apresentação de uma peça teatral sobre dengue criada pelos funcionários da Vigilância Ambiental de Manhuaçu. O pai da pequena Isabela Dias, 3 anos, Alberto Dias levou a filha para participar do evento na praça e ela ficou toda feliz por levar garrafinhas pet e trocar por material escolar, além de ganhar o livrinho Deu a louca no mundo da fantasia.
Adriano de Souza, 12 anos, estava passando pela Praça Cordovil Pinto Coelho parou para assistir ao teatro e voltou em casa, limpou seu quintal e trouxe várias latinhas para trocar por litros de óleo. “Além de poder ajudar meus pais levando óleo para casa, ainda limpei o quintal da minha casa, retirando o que poderia trazer a dengue para toda minha família e ainda avisei todos os meus vizinhos”, disse.
O Coordenador de Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim, Ernesto Grillo, falou que “a contribuição do trabalho realizado pela Equipe de Força Tarefa Estadual de combate à dengue é muito importante, pois além de desenvolverem as ações de campo, também mobilizam a população sobre o papel de cada um nesse processo de acabar com a dengue”.
Nailton Heringer, Prefeito de Manhuaçu, também compareceu ao evento e destacou a importância da mobilização contra dengue : “precisamos nos unir com todas as forças para acabarmos com a dengue em nossa cidade, para isso cada um precisa fazer a sua parte”.
O evento que aconteceu na Praça central “Minha Cidade sem Dengue” contou com a participação da TV Rede Minas, SBT Alterosa, diversos blogs, dentre outros.
Autor: Andressa Aguiar GRS Manhumirim