A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova promoveu em sua sede, no dia 25/3, o evento Conexão Minas-Saúde Regional. O encontro foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) e teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os municípios e a SRS, sendo realizado nas 28 Unidades Regionais de Saúde do estado.
O Conexão Minas-Saúde Regional reuniu cerca de cento e vinte pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Saúde, técnicos municipais, Conselhos Municipais de Saúde de Ponte Nova e Viçosa, Consórcios Intermunicipais de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (Cisamapi) e Microrregião de Viçosa (Cismiv), Ministério Público (MP) e imprensa, além de todo o quadro de servidores da SRS. O evento teve como uma de suas principais propostas possibilitar um ambiente para o compartilhamento de informações e troca de experiências na área da Saúde.
A superintendente da Regional de Saúde de Ponte Nova, Josy Duarte Faria, destacou a participação maciça dos 30 municípios da área de abrangência, representando as microrregiões de Saúde de Viçosa e Ponte Nova.
“Com o início das atuais gestões municipais, nos deparamos com um cenário de muita renovação, com 24 novos gestores municipais de Saúde. Por isso, trazê-los para perto, juntamente a seus prefeitos, faz toda a diferença para que possamos, juntos, trabalhar as políticas públicas vigentes tão necessárias à nossa população”, enfatizou Josy Faria.
O Ministério Público também se fez presente na pessoa do coordenador regional das Promotorias de Defesa da Saúde da macrorregião sanitária Vale do Aço, Leste e Leste do Sul, Reinando Lara, que destacou que a importância de encontros como o Conexão Minas-Saúde Regional reside na oportunidade de pensar que o usuário deve ter os serviços de saúde na medida de suas necessidades.
“Precisamos fomentar a vocação da Atenção Primária à Saúde (APS), que é ordenadora de todo sistema de saúde. Além disso, temos que trabalhar para que cada munícipe, mesmo residente em municípios de pequeno e médio porte (como os da região), tenha todas as suas necessidades de saúde atendidas no território, tal qual nos grandes cidades”, afirmou Reinaldo Lara.
O coordenador defendeu ainda que é preciso homogeneizar ainda mais as políticas de saúde, de acordo com as realidades e particularidades de cada local.
O representante da Subsecretaria de Regionalização (SUBR) da SES-MG, Thiago Rodrigues, destacou o quão importante são os encontros dessa natureza. “É muito importante estarmos todos juntos pensando coletivamente na saúde. Ressalto os inúmeros investimentos da SES-MG na região, com destaque às políticas consorciadas, como o Transporta SUS (transporte eletivo), que investiu mais de R$ 15 milhões no território”.
Programação
O encontro abrangeu as seguintes temáticas, apresentadas pela superintendente, coordenadores e técnicos regionais: estrutura organizacional da SES e o território de abrangência; governança regional e planejamento e instrumentos de gestão; clareza da responsabilidade do gestor enquanto ordenador de despesas e prestação de contas; rede de atenção à saúde; vigilâncias em saúde e acesso aos serviços de saúde.

Ainda houve mostra externa intitulada “Enfrentamento das Arboviroses e Vacimóvel”, com explanações acerca do que o Estado tem feito para conter o cenário epidemiológico de dengue, zika e chikungunya, além do reforço às ações extramuros na área de vacinação. A apoiadora do Cosems, Fernanda Castro, também conduziu a temática “Cosems em Pauta”, reforçando o trabalho conjunto com a SES-MG.
Por Tarsis Murad / Fotos: Rafael Queiroz e Virgílio Neto