Na manhã dessa quarta-feira (13/05), a superintendência regional de saúde de Patos de Minas juntamente com a gerencia regional de saúde de Unaí realizaram uma reunião, via videoconferência, com a participação de 12 prefeitos e representantes dos municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR).
A reunião foi realizada nos mesmos moldes do encontro da última quinta-feira (07/04), em Patos de Minas, com os prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (AMAPAR).
Durante o encontro virtual, foi apresentado um panorama do cenário epidemiológico da macrorregião Noroeste, além de informações sobre o plano de contingência assistencial, realizando uma reflexão sobre a quantidade de leitos clínicos e leitos de UTI disponíveis para atendimento de COVID, na nossa macrorregião.
Em seguida foi apresentado aos participantes o programa “Minas Consciente”, ressaltando a importância da retomada das atividades econômicas com o máximo de segurança e consciência, considerando sempre o cenário macrorregional. Segundo a superintendente regional de Saúde de Patos de Minas, Noemi Romero Augusto de Magalhães Portilho, é de extrema importância neste momento este alinhamento com os prefeitos de toda a macrorregião. “Sabemos que cada movimentação de reabertura tem uma ligação direta com a nossa assistência, por isso todas as atitudes devem ser tomadas de forma técnica, consciente e responsável”, afirmou.
O diretor da regional de saúde de Unaí, José Juliano Espíndola, também pontuou a importância da reunião neste momento de enfrentamento a COVID-19. “Doze prefeitos participaram da discussão sobre o Programa Minas Consciente, onde foi debatido importância da flexibilização das medidas de isolamento e a retomada das atividades econômicas na região. Porém, essa retomada precisa ser feita com muita responsabilidade para que não haja elevação na curva de transmissão da COVID-19. Neste momento, os prefeitos municipais têm um posicionamento unanime sobre a importância de um alinhamento das condições necessárias para que se tenha um plano macro de flexibilização do isolamento social e retomada das atividades econômicas. Visto que precisamos fazer esta retomada das atividades econômicas com segurança, sem correr risco de contaminar a população da região”, disse.
Para a superintendente administrativa da AMNOR, Ivonete Antunes Ferreira, ressaltou a importância da reunião e destacou o papel da associação nas ações de enfrentamento a COVID-19, fazendo a interlocução dos municípios com todos os outros órgãos públicos. Além dos prefeitos, a reunião contou também com a participação dos secretários municipais de saúde, Coordenadores do Gabinete de Crise e representantes da AMNOR e do ministério público.
Autor: Guilherme Camargos