Macrorregião Nordeste alcança 100% de adesão no Dia D de Combate à Dengue em Minas Gerais

A última semana de fevereiro foi marcada por uma grande mobilização em todo o estado de Minas Gerais para intensificar as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti. As iniciativas foram realizadas ao longo da semana e no Dia D de Combate à Dengue, realizado no sábado, 28 de fevereiro, com participação ativa da população, das equipes de saúde e de órgãos municipais e estaduais.

Na Macrorregião de Saúde Nordeste, o engajamento foi total: todos os 32 municípios aderiram ao esforço conjunto, desenvolvendo atividades educativas, de limpeza e de mobilização comunitária.

Ao longo de todo o período, foram realizadas ações diversificadas que envolveram a população em diferentes espaços das cidades. Entre as principais atividades promovidas estiveram: Mutirões de limpeza em áreas públicas e privadas, com retirada de materiais que acumulam água; Intensificação das visitas dos agentes de combate às endemias, especialmente em locais com maior índice de focos do mosquito; Palestras educativas em escolas das redes municipal e estadual; Panfletagens em praças, feiras e pontos de grande circulação; Blitz educativas em ruas e avenidas, orientando motoristas e pedestres sobre os cuidados essenciais.

Em Teófilo Otoni, as ações ganharam destaque com a realização do projeto “Troca Troca”, desenvolvido ao longo da semana nas escolas, com continuidade no sábado, 28/02, com um ponto especial de coleta no bairro Matinha.

A iniciativa estimulou crianças e adolescentes a recolherem materiais e embalagens que podem acumular água, trocando-os por materiais escolares.
Cada item entregue gera uma determinada pontuação e, de acordo com a quantidade acumulada, os participantes podem escolher dentre diversos materiais escolares, como mochilas, cadernos, lápis, lápis de cor, cola e outros itens.

A comunidade teve forte engajamento, garantindo grande volume de materiais recolhidos. Todo o material arrecadado foi repassado a uma associação local de reciclagem, contribuindo não apenas para a prevenção à dengue, mas também para ações sustentáveis no município.

Coletas especiais e incentivo ambiental

Ainda em Teófilo Otoni, a mobilização contou com pontos de coleta de lixo eletrônico, restos de móveis e outros materiais de grande volume que não são recolhidos na coleta doméstica convencional.

Os moradores que entregaram os resíduos receberam mudas de plantas, numa iniciativa de incentivo ao cuidado ambiental e ao descarte correto.

As ações também contaram com a participação da equipe da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, liderada pelo superintendente Leonardo Figueiredo, reforçando o compromisso institucional com a prevenção das arboviroses. 

Vacinação contra a dengue é novidade do Dia D

Uma das principais novidades deste Dia D foi o início da vacinação contra a dengue, inicialmente destinada ao público de 10 a 14 anos, considerado prioritário.
Todos os municípios da Macrorregião Nordeste já contam com doses disponíveis e iniciaram a vacinação desse grupo. Em várias cidades, as Unidades Básicas de Saúde abriram no sábado para atendimento especial.

A expectativa é que a imunização seja gradualmente ampliada para outros grupos prioritários, conforme avanço do calendário estadual.

O superintendente da Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Leonardo Figueiredo, destacou o compromisso da equipe e reforçou o papel da população no controle das arboviroses:

“O combate à dengue e às demais arboviroses é uma prioridade para toda a nossa equipe. Trabalhamos diariamente para oferecer suporte técnico e operacional aos municípios, garantindo que cada ação seja efetiva. Mas nenhuma iniciativa terá sucesso sem a participação ativa da comunidade. Cada morador tem um papel fundamental no cuidado com seu espaço e na eliminação dos focos do mosquito.”, reforçou ele. 

Por Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni

Fotos: Edilaine Lauar

Rolar para cima