Macro Jequitinhonha avança na saúde digital com oficinas de planejamento microrregional 

Gestores e técnicos de saúde se reúnem para definir prioridades da saúde digital em seus territórios 

Planejar o futuro digital da saúde a partir da realidade de cada território foi o objetivo do Workshop de Planejamento Local de Saúde Digital, realizado nos dias 10 e 11 de março pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, em parceria com o Núcleo de Saúde Digital (NSDIGI) da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). 

O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Medicina, no Campus JK da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), e reuniu gestores municipais de saúde, profissionais da Atenção Primária e técnicos de tecnologia da informação das quatro microrregiões que integram a macrorregião de Saúde Jequitinhonha. 

No primeiro dia, participaram representantes das microrregiões de Diamantina/Itamarandiba e do Serro. No segundo, estiveram presentes municípios das microrregiões de Araçuaí e Turmalina/Minas Novas/Capelinha. A proposta foi construir, de forma coletiva, planos de ação microrregionais, com definição de prioridades, responsáveis e prazos, considerando as necessidades específicas de cada território. 

A superintendente da SRS Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, destacou, na abertura do evento, o empenho dos participantes e a importância do momento para a região. “Este é um momento de grande valor para o nosso território. Temos um destaque reconhecido em telessaúde e teleconsultoria e agora avançamos para essa etapa do planejamento digital com a mesma dedicação”, afirmou. 

O Planejamento Local de Saúde Digital permite que municípios e microrregiões identifiquem gargalos, pactuem prioridades e definam ações concretas a partir de suas realidades, fortalecendo a governança regional e ampliando a qualidade do cuidado oferecido à população. 

Para o coordenador do NSDIGI, Jonathan Henrique Souza, o diferencial do processo está na lógica territorial e participativa. “O planejamento local não é uma construção individualizada. Ele é feito de forma conjunta, a partir da realidade de cada microrregião. Trabalhamos com o que temos hoje e construímos soluções que são realmente possíveis”, destacou. 

Como resultado, cada microrregião deverá elaborar um plano de ação pactuado, orientado pelos eixos de formação e desenvolvimento, telessaúde e infoestrutura, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde (MS). O processo representa uma etapa importante para que os municípios da macrorregião Jequitinhonha avancem de forma organizada e articulada rumo à transformação digital no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A iniciativa integra uma estratégia mais ampla do NSDIGI, que percorre as 28 Unidades Regionais de Saúde para realizar oficinas nas 89 microrregiões de saúde de Minas Gerais.

 Mais informações: www.saude.mg.gov.br/saudedigital

Por: Ricardo Maciel

Foto: Ricardo Maciel

Rolar para cima