Lagoa Santa lança guia do SUS

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Santa lançou ontem (18) o “Guia Municipal de Saúde”, publicação que, de forma didática, aborda, de forma didática em 130 páginas, conceitos, programas municipais, estaduais e federais de saúde, realiza promoção à saúde, explica como funciona o Sistema Único de Saúde.

O caráter libertador do conhecimento foi apontado pela presidente do Conselho Municipal de Saúde de Lagoa Santa, Daniela Azevedo, como fundamental no Guia. “É muito relevante o convite para a participação do controle social. O conhecimento liberta o homem. Agora, a sociedade de Lagoa Santa pode falar com propriedade do SUS, que é uma idéia brilhante”.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Santa, Tatiane Bettoni, destaca os objetivos do Guia. “A publicação cumprirá os objetivos levar informação de forma clara, simples e acessível ao cidadão, facilitar o acesso ao serviço e ser material de referência e pesquisa”.

A representante da Universidade Federal de Minas Gerais no evento, Risoneide Negreiros, aponta o trabalho coletivo com traço marcante. “Sociedade civil, trabalhadores da saúde, da educação participaram da criação deste Guia. Construção coletiva de um material de referência”.

“Temos orgulho de fazer parte do SUS e do SUS em Lagoa Santa.Hoje, recebemos o Guia pessoal. Cada unidade de saúde, escola, entre outros espaços, receberão uma quantidade. O princípio do acesso para que as pessoas identifiquem no guia o serviço que procurarão e a promoção à saúde com intuito de o cidadão ter consciência de seus cuidados “, ressalta o secretário municipal Gilson Urbano. “Espero que a população consulte este material, leia e seja informada. Guardado no armário o Guia perde sua função. Agora, é a fase mais importante: apropriar-se do conteúdo e da informação”, reitera o prefeito Rogério Avelar.

Segundo o superintendente da Regional de Saúde de Belo Horizonte, Paulo de Tarso Auais, a iniciativa favorece o conhecimento sobre o SUS e a cidadania. “Ter um guia que serve para informar a população e ser referência para profissionais de saúde é uma ação que contribui para o fortalecimento do SUS e da cidadania local. Espero que mais municípios sigam este exemplo”.

Para o presidente da Câmara, Joaquim Rufino, o município está com alicerce para melhorar cada vez mais. “As mudanças em uma cidade não ocorrem de um dia para o outro. A construção começa pelo alicerce e vemos isso ocorrer na saúde de Lagoa Santa”.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Leandro Heringer / ACS – BH


Rolar para cima