
A fim de sensibilizar gestores e profissionais de saúde quanto a prioridade estadual de redução da mortalidade infantil e materna, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza hoje e amanhã, 14 e 15 de outubro, a I Jornada de Redução da Mortalidade Infantil e Materna em Juiz de Fora.
Durante a apresentação do evento, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, reforçou a importância da estruturação da Assistência à Saúde em Rede para a redução dos índices de mortalidade infantil e materna em Minas Gerais. “A Rede Viva Vida, estruturada desde 2003 e o Programa Mães de Minas, que já cadastrou mais de 100 mil gestantes, são prioridades do governo. Viemos aqui colocar o Mães de Minas à prova, expô-lo à crítica de vocês, mas também viemos trazer as novidades pactuadas com nossos parceiros, como a nova classificação de risco e a nova visão de Rede. Tenho certeza que sairemos fortalecidos e unificados nessa ação prioritária que traduz não só um conjunto de políticas de saúde, mas uma postura ideológica em defesa da vida”, afirma.
Hoje, 14/10, os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem presentes ao evento tiveram a oportunidade de conhecer a nova estratificação de risco da gestante aprovada pela Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (SOGIMIG). Durante o evento também foi apresentado o processo de organização dos fluxos assistenciais e a tipificação dos hospitais de referência, através da mesa-redonda: “O enfrentamento da mortalidade infantil e materna”, que abordou os seguintes temas: a vigilância do óbito infantil e materno; a nova estratificação de risco da gestante; a organização dos fluxos assistenciais da Rede Viva Vida nos territórios de saúde; a Regulação Assistencial na Rede Viva Vida.
Entre o público alvo estão os gestores de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem dos municípios, equipe técnica das unidades Regionais de Saúde, presidentes regionais do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS) e apoiadores do COSEMS.
A Jornada, que já aconteceu em Montes Claros e Governador Valadares, compreende, dessa vez, as regiões Sudeste, Centro Sul e Leste do Sul de Minas Gerais. E serão realizadas, ainda, edições do evento em Uberlândia, Belo Horizonte e São Lourenço.
Autor: Silvâne Vieira