Jacinto realiza palestra sobre Hipertensão Arterial

Imagem

Com o objetivo de alertar à população sobre os perigos relacionados à pressão alta, a Secretaria Municipal de Saúde de Jacinto, em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, promoveu no dia 26 de abril, no salão da loja Maçônica de Jacinto, uma palestra sobre a Hipertensão Arterial (pressão alta). O evento, que contou com a participação de cerca de 70 pessoas, foi a oportunidade que a população teve para tirar suas dúvidas com relação à doença. Enfermeiros, dentistas e fisioterapeutas explicaram sobre as formas de prevenção: evitar o sedentarismo, consumir legumes e frutas, controlar o consumo de bebidas alcoólicas e o estresse. O tratamento inclui uma rotina mais saudável e o uso de medicamentos de acordo com o perfil de cada paciente.
 
O dentista Adenilton Muniz, orientou aos pacientes que têm o problema, que avisem com antecedência para que o tratamento possa ser feito da melhor maneira possível, sendo que é fundamental o paciente ter bons hábitos alimentares. “Não é porque o paciente trabalha em uma coisa que exige um esforço físico grande, que ele pode comer desenfreadamente e sem qualidade. Gordura demais prejudica, sal demais prejudica. Tudo isso influência em diversas áreas da saúde e que se o paciente não se informar, pode ter complicações graves”, alertou.
 
Um dos trabalhos de maior destaque e que tem tido resultados positivos no município tem sido as atividades realizadas pelos grupos que realizam exercícios físicos ao ar livre. Nas segundas e nas quartas, na parte da manhã, o educador físico e os fisioterapeutas do município, realizam um trabalho de exercícios com a população, que é destinado aos idosos e que visa incentivar um estilo de vida mais saudável.
 
“A nossa parte, junto com o educador físico, é possibilitar que a população tenha oportunidades para se exercitar, cada um seguindo a sua condição. Tanto nas segundas, quanto nas quartas, fazemos as aulas de ginástica, mostramos a eles uma forma divertida e saudável de se praticar exercícios e, com isso, fazendo com que entendam que aquilo vai trazer benefício”, disse a Coordenadora do Centro de Reabilitação Física de Jacinto, Carolina Curty.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a hipertensão arterial é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais. No Brasil, um em cada três brasileiros em idade adulta sofre com a pressão arterial elevada, de acordo com informação da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 
 
 
Hipertensão

Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao “derrame cerebral” ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos.

Autor: Allan Campos / GRS Pedra Azul

Rolar para cima