O município de Jaboticatubas, localizado a 50 quilômetros de Belo Horizonte, realizou, nos dias 10 e 11 de julho, a VII Conferência Municipal de Saúde com participação de gestores, trabalhadores da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A saúde pública municipal foi abordada com trabalhos em grupo, discussões e palestras. A abertura oficial foi realizada pelo vice-prefeito Umbelino José Caetano Dias, mais conhecido como Netinho de Zé Coelho, com a presença da secretária municipal de saúde de Jaboticatubas, Maria de Fátima Soares Nogueira, a superintendente da Regional de Saúde de Belo Horizonte da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Sônia Gesteira.
Moradora da cidade, Letícia Grazielle Soares, destaca a importância da Conferência para formulação das políticas de saúde pública. “A conferência é bastante importante para discutir as propostas para a saúde pública municipal, mas também possui uma função de esclarecer à população a realidade o contexto até mesmo da forma de empregar as verbas públicas. Nesse sentido, a palestra da coordenadora de Regulação da SRS-BH, Adriana Campolina, é bem didática. Mostrou que os recursos são destinados para finalidades próprias”.
Farmacêutica que atua na Farmácia de Minas da cidade, Adriana Rodrigues, enfatiza o papel dos trabalhadores da saúde no evento. “É um momento de diálogo entre os profissionais da saúde e os cidadãos. Todos queremos uma saúde pública forte, mas no cotidiano o espaço de diálogo não é o apropriado. Então, juntos podemos levantar propostas plausíveis para aperfeiçoamento do SUS”.
A superintendente da SRS-BH, Sônia Gesteira, ressaltou que o SUS é construído permanentemente e de forma partilhada. “O Sistema Único de Saúde, que faz 25 anos em 2015, é uma construção partilhada tanto entre os entes federativos, município, Estado e União, quanto entre trabalhadores, gestores e cidadãos. Há a necessidade de ouvir para formular as melhores ações possíveis de forma conjunta e responsável”.
No contexto da construção da saúde local, a secretária municipal Maria de Fátima Nogueira, apresentou o SUS local e falou sobre as expetativas em relação à Conferência. “Muito foi feito e estamos sempre planejando o aperfeiçoamento da saúde em Jaboticatubas. Esperamos que a Conferência traga grande contribuição também em termos de gestão”.
Autor: Leandro Peters Heringer