IV Mutirão da Saúde movimenta Santa Cruz de Salinas

Previsão é realizar mais de 3 mil atendimentos

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros participou na segunda-feira, 9/6, da abertura do IV Mutirão da Saúde do município de Santa Cruz de Salinas. A perspectiva é de que, até o dia 13/6, sejam atendidas mais de 3 mil pessoas residentes nas zonas urbana e rural, com a realização de exames laboratoriais, de ultrassom e mamografia, além de consultas nas áreas de oftalmologia, ortopedia, cardiologia, pediatria e odontologia.

Na abertura do Mutirão a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques destacou “a importância do estabelecimento de parcerias intersetoriais nos municípios para a realização de ações voltadas para a promoção da saúde da população o que, consequentemente, reforça os cuidados de prevenção de doenças que podem ser evitadas ou diagnosticadas de forma precoce”.

A superintendente lembrou que a microrregião de Salinas “tem se destacado nos últimos anos com a implementação de importantes iniciativas voltadas para a melhoria do acesso da população aos serviços de saúde e, nesse contexto, os mutirões acabam se constituindo um importante instrumento de mobilização dos mais diversos segmentos da sociedade”.

Na abertura do Mutirão, o prefeito José Saraiva Gomes destacou que a proposta de trabalho do município de ofertar à população “o melhor serviço de saúde possível, se deve ao fato de que 99% das pessoas residentes nas zonas urbana e rural não possuem planos de saúde”.

Diante disso, pontuou o prefeito, “o estabelecimento de parcerias do município com o Governo do Estado e deputados representa uma alternativa importante para viabilizar a captação de novos investimentos”.

Por sua vez, o secretário municipal de saúde, Edvaldo Farias da Silva Filho disse que para este ano a previsão é de que Santa Cruz de Salinhas obtenha R$ 3,7 milhões para o custeio dos serviços de saúde e realização de novos investimentos.
“Entre as novas realizações projetadas para este ano está a renovação de toda a frota de veículos dos serviços de saúde; implantação de serviços de Raio X e realização de exames laboratoriais, além da reforma de uma unidade de pronto atendimento”.

Na condição de presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), Edvaldo observou que “a presença da superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne, na abertura do Mutirão reforça o compromisso do governador, Romeu Zema e do secretário de estado da saúde, Fábio Baccheretti, de tratar os municípios de forma igualitária no atendimento das demandas de saúde, levando em conta se tratar do cuidado para com a vida de todas as pessoas”.

Mais acesso

Com prestação de serviços à população concentrada na atenção primária à saúde, a oferta de exames laboratoriais e consultas especializadas por meio da realização de mutirões da saúde, é comemorada pela população de Santa Cruz de Salinas.

“Neste ano realizei exame de PSA (diagnóstico de câncer de próstata), pelo segundo ano seguido. A minha esposa, Cecília Lopes de Jesus, fez exame de mamografia. Como já estamos com mais de 60 anos, realizar exame e consultas de forma regular é importante, ainda mais dentro do nosso município. Se tivesse que ir para outra cidade seria mais difícil e mais caro”, comemorou o lavrador, Sabino Ferreira Lopes, residente na comunidade rural de Brejinho.

A também trabalhadora rural, Isaura Maria de Jesus, 58 anos, também avalia que os mutirões da saúde facilitam o acesso da população aos serviços de saúde.

“Neste ano, aproveitei a oportunidade e trouxe o marido, Sebastião Martins, de 60 anos, para fazer o exame de PSA. A iniciativa é importante não só para os idosos, mas também para as pessoas mais novas e para as crianças”, observou Isaura.

Por Pedro Ricardo

Fotos: Pedro Ricardo

Rolar para cima