A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família está prevista para ser realizada em Brasília (DF), de 12 a 15 de Março de 2014. As inscrições de relatos deverão ser submetidas no período de 1º de agosto e 15 de setembro de 2013. Clique aqui para mais informações sobre inscrições.
Valorização da experiência
A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família é um evento que valoriza as experiências cotidianas e estimula o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil. Proporcionando espaços de intercâmbio de experiências, o encontro pretende contribuir com a reflexão e constante melhoria na produção do cuidado em saúde nos serviços que constituem o principal ponto de contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS): a atenção básica!
Toda experiência tem o que contar!
Partindo do princípio que todo trabalhador tem muito a ensinar e a aprender, queremos conhecer não somente as experiências tidas como exitosas, mas todas aquelas que contribuam com a discussão, a troca e a proposição de idéias para a melhoria do cuidado na Atenção Básica.
Acreditamos que muitas experiências que foram planejadas e não aconteceram como desejado, podem contribuir para a reflexão sobre as práticas e produção de novos arranjos no dia-a-dia dos serviços. Juntando o que cada trabalhador, gestor ou usuário tem para contar, conseguiremos transformar e reinventar a Atenção Básica!
Estímulo a novas linguagens
A IV Mostra pretende conferir visibilidade às experiências por meio de linguagens mais livres e criativas, que tragam a vida das experiências para a cena. Dessa forma, espera-se agregar ao campo da saúde outras narrativas, para além dos textos cientificos que historicamente contribuíram com a reflexão e mudança das práticas de saúde.
Para atingir esse objetivo, o formulário de inscrição dos relatos de experiências traz perguntas que procuram estimular o detalhamento do modo como acontece a experiência, além de estimular a reflexão sobre a construção da mesma.
O formulário também permite e estimula a construção de relatos multimídia, contemplando textos, imagens e vídeos. Dessa forma, buscamos estimular a participação de profissionais, gestores e usuários na construção de relatos cuja forma privilegia menos a qualificação técnico-científica da vivência, e mais a criatividade, o artesanato que tece as práticas de produção do cuidado em saúde nos diferentes contextos da Atenção Básica brasileira.
Diversidade regional e cultural
O Brasil é um país imenso, de dimensões continentais. Todos nós ouvimos falar isso em nosso dia-a-dia, em especial quando estamos discutindo as diversas realidades de trabalho no Sistema Único de Saúde. Como garantir espaço para essas diversas realidades num evento deste porte?
Este é um ponto muito importante para nós que organizamos o evento. Por isso, tomamos os seguintes cuidados:
1 – Proporção de relatos por região
Os relatos que serão apresentados com dia e hora programados necessariamente serão das várias regiões do país. Isso porque iremos garantir um percentual para cada região do país, a partir do cruzamento da população com a cobertura de Atenção Básica. Essa proporção também foi utlizado para montagem da equipe de curadoria da IV Mostra. Confira mais informações no edital.
2 – Proporção de profissionais de nível médio e técnico custeados
Seguindo a experiência da III Mostra o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, irá custear a participação de 3 mil profissionais de nível médio, sendo eles sobretudo Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem.
3 – Saúde e Cultura dos quatro cantos
Serão convidados grupos das várias regiões, fazendo presente as expressões culturais dos quatro cantos do país! Músicas, danças, teatro, dentre muitas outras formas de expressão.
A IV Mostra terá ainda um espaço especialmente cuidado para mostrar as diversas interfaces entre saúde e cultura, e você está convidado a ajudar a construí-lo! Clique aqui e saiba mais sobre Saúde & Cultura na IV Mostra.
Público
O evento é um importante dispositivo de incentivo à reflexão sobre as práticas de saúde e valorização dos profissionais das equipes multiprofissionais que atuam na Rede de Atenção Básica, a saber: equipes de Saúde da Família; equipes de Atenção Básica; Núcleos de Apoio a Saúde da Família; Consultórios na Rua; Atenção Domiciliar, entre outras.
O público da IV Mostra está estimado em 10 mil participantes e poderão se inscrever trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil.
A inscrição de participantes sem inscrição de trabalhos será aberta em Outubro de 2013
Mais informações no site: www.atencaobasica.org.br/mostra
Autor: Divulgação Ministério da Saúde