IV Encontro Regional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família acontece em Uberlândia

Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), promove nesta quarta-feira, 03/12, em Uberlândia, o IV Encontro Regional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O evento tem como objetivo alinhar conceitos técnicos e promover a troca de experiências entre as equipes.

A coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Luzimar Rosa Abrão Dib Ishimura, disse que as equipes evoluíram bastante nos últimos anos, mas precisam aperfeiçoar diariamente. “Em 2014, todas as equipes de NASF foram visitadas e avaliadas pelos técnicos da superintendência, mas ainda há muito trabalho a ser feito para melhorar a resolutividade da Atenção Primária. Ao final do encontro, iremos apresentar propostas de melhoria para cada equipe de NASF”, concluiu.

Com a publicação da Portaria nº 3124/2012 do Ministério da Saúde, os municípios que têm Equipes de Saúde da Família podem criar equipes de NASF. Em Minas Gerais, hoje são 611 equipes de NASF, sendo que quinze dos dezoito municípios que estão sob a jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia já estão com as equipes credenciadas.

O município de Cascalho Rico recentemente teve uma equipe de NASF cadastrada e os integrantes estão em constante contato com os profissionais da equipe de Atenção Primária à Saúde para orientar os atendimentos. “O encontro regional aconteceu em uma boa hora, pois toda informação e experiência de outros municípios são de grande valor para direcionar ainda mais como desenvolver os trabalhos”, destacou o coordenador da Atenção Primária de Cascalho Rico, Albes Fernando Bitencourt.

Patrocínio há cinco anos conta com equipe de NASF trabalhando de forma integrada com a Atenção Primária, e a cada ano que passa, é possível ver as melhorias na qualidade do atendimento e no aumento do número de profissionais. “Com o alinhamento das ações entre o NASF e as Equipes de Saúde da Família, melhoramos a quantidade e a qualidade do atendimento aos usuários”, pontuou o nutricionista do NASF de Patrocínio, Diogo Pinheiro.

Entre as experiências exitosas estão os trabalhos diferenciados da hidroginástica, forro e grupo de redução de peso, respectivamente apresentados por Tupaciguara, Grupiara e Araguari.

Autor: Lílian Cunha

Rolar para cima