Itambacuri mobilizada contra a dengue

Imagem

A Força Tarefa de Combate à Dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) encerrou suas atividades neste sábado, (14/12), em Itambacuri. Sete agentes de endemias e 10 da FUNASA formaram a equipe que desde o dia 02 de dezembro mobilizaram toda a cidade com diversas ações contra a transmissão do mosquito AEDES AEGYPT. A estratégia faz parte do programa Estadual de Controle Permanente da Dengue.

Com relação à Mobilização Social, foram realizadas reuniões institucionais, reunião com a prefeitura, reunião intersetorial, de  avaliação, visitas às instituições parceiras, blitz educativas, panfletagem educativa evento na praça ”Minha Cidade Sem Dengue”. O Dengue Móvel realizou a troca de material inservível (pneus, garrafas PET, vasilhas plásticas e latas) por material escolar (borracha e caderno) e distribuição de informativos.

“O trabalho da Força Tarefa aqui no nosso município foi de grande importância, pois veio reforçar os trabalhos que a equipe de zoonoses do município vem realizando, e a experiência dos agentes do Ministério da Saúde é um fator preponderante no combate ao Aedes aegypti”, disse o coordenador de endemias do município, Fernando Coelho Macedo.

Para a Enfermeira e Coordenadora de Epidemiologia, Ana Eliza Coelho Lino Marques, O município de Itambacuri espera uma queda no número de casos de dengue no ano de 2014, sendo que, no ano de 2013, a situação do município foi bastante complicada, com 01 óbito confirmado. “Com a Força Tarefa, espera-se que diminua o índice de infestação nos bairros mais afetados e diminua os depósitos de pneus, garrafas, pets e latinhas, que são materiais que acumulam água, facilitando a proliferação do mosquito do mosquito Aedes aegypti”.

Este trabalho é importante porque incentiva às pessoas da cidade a limparem seus quintais e assim a cidade fica limpa e livre do mosquito da dengue. Já tive dengue por seis vezes e o que eu puder fazer para ajudar eu faço. “Na minha casa todo mundo está mobilizado para combater a dengue”, disse Paulino César Dias de Araújo, pedreiro, 53 anos, morador do município de Itambacuri.

Situação Epidemiológica

Até a semana 48 o município de Itambacuri já tinha registrado 1.410 notificações com 154 casos confirmados laboratorialmente e 01 óbito ocorrido em julho de 2013, confirmado através de exame clinico epidemiológico.

Autor: Lineu Cardoso- ACS/SRSTO

Rolar para cima