Do dia 03/02 até o dia 15 de fevereiro a cidade de Itabira está recebendo ações da Força Tarefa contra a Dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG). A Força Tarefa conta com o apoio de 47 homens no trabalho de investigação, mutirão de limpeza e trabalho de campo educativo e preventivo no controle da Dengue.
As atividades informativas, educativas e de mobilização social são realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em conjunto com a Secretaria Municipal de Itabira, com o apoio da Gerência Regional de Saúde de Itabira e imprensa local.
Nos dias 14 e 15 de fevereiro, sexta-feira e sábado, das 9 às 15 horas, na Praça Dr. Acrísio de Alvarenga, no centro da cidade, Itabira contará com a instalação do Dengômetro, destinado à conscientização dos moradores para dirimir dúvidas da população quanto à Dengue. O Dengue Móvel também estará no local, com estrutura para a troca de recicláveis que acumulam água, como latas, pneus, garrafas pets. Esses materiais recolhidos pela população serão trocados por um litro de óleo de soja, conforme a quantidade recolhida, como forma de incentivar a comunidade itabirana a participar desse projeto de mobilização contra a dengue.
Itabira está na mira do trabalho intensificado de mobilização, informação e combate ao mosquito da dengue. Nessa batalha os novos aliados: o dengômetro e o dengue móvel são instrumentos importantes na busca da conscientização da população.
A guerra contra o mosquito não pode parar
No dengue móvel, os técnicos recebem da população objetos inservíveis e descartáveis trocando-os por um litro de óleo comestível. A experiência de outras cidades onde este projeto do Estado já foi desenvolvido dá conta de que a população tem colaborado levando ao ponto de coleta dezenas de garrafas pet, latas e pneus em desuso. Nos dias de trocas, as crianças e adolescentes são os grandes participantes pela busca de informações e coleta de inservíveis.
A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais selecionou, para este fim de semana, quatro cidades mineiras (Itabira, Vespasiano, Jaboticatubas, Campo Belo) como municípios prioritários para o desenvolvimento desse trabalho mobilizador e educativo. Elas, além de receberem a Força Tarefa, que recruta técnicos de endemias, agentes comunitários de saúde, supervisores de campo, coordenadores de vigilância sanitária e epidemiológica, recebem o dengue móvel e o dengômetro e fazem a divulgação na comunidade, bairro a bairro, das ações e locais de troca do material descartável com o objetivo de eliminar os focos do mosquito.
A SES convida os que compareçam à Praça Acrísio de Alvarenga, nos dia 14 e 15 de fevereiro, das 9 às 15 horas levando os inservíveis.
Autor: Darliéte Martins