O Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, esteve presente nesta segunda-feira, 09/12, em mais duas ações de saúde que irão levar um atendimento humanizado e de qualidade aos moradores do município de Pompéu. Ele participou da inauguração do Pronto Atendimento Maurílio Alves de Souza e da Feira da Saúde, realizada no município.
Com um investimento do Estado de R$ 1.050,00 milhão (um milhão e cinquenta mil reais) em obras e mais R$ 504 mil reais em equipamentos médicos hospitalares, a Unidade de Pronto Atendimento Maurílio Alves de Souza atenderá cerca de 150 pessoas por dia. A unidade conta com profissionais nas áreas de clínica geral, ortopedia, cirurgia, anestesia, obstetra e enfermeiras. Para a gerente da unidade, Danusa Ribeiro, a Unidade de Pronto Atendimento será um suporte ao Samu, que está previsto para ser implantado na cidade no próximo ano. “A inauguração de hoje é muito importante para toda a nossa cidade, pois irá proporcionar uma melhoria no atendimento que será digno e mais humanizado”, afirmou.
Complementando os serviços prestados pelo pronto atendimento, também foi inaugurado o serviço de radiologia Hely Carvalho que também auxiliará aos profissionais de saúde nos diagnósticos e no atendimento aos pacientes.
O Secretário de Estado de Saúde Antônio Jorge de Souza Marques afirmou que pensar, planejar e cuidar da saúde no Estado é um dos principais objetivos do governo. “A cidade de Pompéu tem apresentado bons projetos para que os recursos possam chegar. Além do município, outras cidades próximas também contaram com os serviços que irão mais uma vez promover a saúde na região”, disse.
Ver Minas
Após a inauguração, o Secretário Antônio Jorge fez uma visita na Feira da Saúde, que desde o dia 04 de dezembro promove Atividades relacionadas aos cuidados com a saúde, como mobilização contra a dengue, exame de mamografia, por meio do mamógrafo móvel e acesso às consultas, exames e cirurgias oftalmológicas, promovidas pelo Programa Ver Minas, lançado em 25/11 deste ano.
O programa foi lançado em novembro e é uma ação suplementar à assistência em oftalmologia que busca prestar assistência oftalmológica, clínica e cirúrgica em unidades móveis. O atendimento é realizado em duas carretas, uma equipada com consultório oftalmológico e sala para exames e outra com uma sala de cirurgia.
Para ter acesso ao atendimento, o cidadão, com idade superior a 50 anos, deverá apresentar o cartão Nacional de Saúde e um documento de identidade e passar pela triagem para realizar a consulta e os exames preliminares. Caso seja identificada a necessidade de cirurgia, o paciente é encaminhado, no mesmo dia, para realizar o procedimento e no final, recebe uma bolsa, contendo um óculos para proteção, o medicamento necessário (colírio), receita e orientações quanto aos cuidados a serem adotados. Antes de ser liberado, é agendado os retornos pós-operatório, o primeiro em 48 horas e o próximo para 30 dias.
Maria José de Moura, de 70 anos, afirmou que levou um susto quando recebeu a notícia que naquele momento poderia fazer a cirurgia de catarata. “Já tem um ano que descobri que estava com esta doença e saber que hoje e agora posso me curar dela é uma maravilha”, disse.
Aguardando a sua vez de realizar os exames, Maria Nazaré de Faria, de 57 anos, afirmou que há 12 anos não realizava uma consulta oftalmológica e por isso usava os mesmos óculos. “ Eu há muito tempo estava sentindo uma fraqueza nos olhos para ler de perto, mas a mesma falta de tempo não me deixava resolver este problema. Vai ser hoje que vou sair daqui com a receita para mandar fazer óculos novos”, disse.
Até o dia 13 de dezembro o Programa Ver Minas estará em Pompéu, na rua João Machado, em frente ao número 1188, bairro Cristo (o ponto de referência é o estacionamento do campo do CAP). As unidades, que têm capacidade para realizar, por dia, cerca de 800 consultas, 3.200 exames e 250 cirurgias, também contam com médicos oftalmologistas e oferecem mais de 15 procedimentos.
Autor: Alessandra Maximiano