O seminário “Desafios e Reflexões para a Melhoria das Coberturas Vacinais”, iniciativa realizada em parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), ocorreu na quarta-feira, 19/11.
De acordo com Poliana Marçal, referência técnica em imunização da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares, o evento reúne diferentes profissionais do sistema de saúde (agentes comunitários, vacinadores, enfermeiros do Programa Saúde da Família- PSF – e gestores) com o objetivo de promover um debate amplo sobre a queda das coberturas vacinais no Brasil e construir estratégias conjuntas para reverter esse cenário.
“A ideia é estarmos todos na mesma sala discutindo nossos desafios e pensando em alternativas de melhoria”, explicou Poliana. Segundo ela, o seminário também será um espaço para apresentação de experiências exitosas que já vêm sendo aplicadas em algumas regiões. “Os colegas da ponta irão mostrar estratégias que estão dando certo, que estão fluindo.”
O encontro integra um projeto iniciado em 2022, desenvolvido pela UFMG em parceria com o Observatório de Pesquisas em Vacinação (OPESV), que busca fortalecer ações de capacitação e sensibilização dos profissionais de saúde. “Tudo está interligado. O seminário é mais uma etapa do projeto de melhoria das coberturas vacinais”, afirma.

Minas Gerais como referência
Durante o seminário, Eduardo Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, destacou o papel de Minas Gerais como referência nacional nas ações de vacinação. “Minas é um grande exemplo de como alinhar política pública, serviço, academia e educação. Não é à toa que já aplicamos 50% mais doses neste ano do que em todo o ano passado. Isso porque temos uma rede organizada, bonificamos os municípios com aumento da cobertura vacinal e realizamos ações de vacinação em diversos contextos, desde eventos escolares até grandes mobilizações.”
Ele também reforçou a importância da troca de conhecimentos entre os profissionais presentes. “Temos eventos como esse, de troca de experiências, de construção de planos de trabalho e de engajamento dos profissionais. Estamos mostrando como é possível e necessário aumentar a cobertura vacinal. Com certeza, é Minas dando exemplo de como deve ser feito.”
Profissionais destacam importância do evento
Márcia Barbosa, coordenadora de Imunização do município de Governador Valadares, destacou a relevância do seminário para fortalecer as ações de vacinação. “O seminário tem uma dimensão muito grande para garantir aquilo que buscamos diariamente: fortalecer ideias e iniciativas para melhorar as coberturas vacinais em todo o Estado e, consequentemente, contribuir para o país. Percebi muitos municípios participando, o que gera um sentimento de gratidão por ver tanta gente envolvida com essa causa”, afirmou.
O seminário pretende reforçar a importância da imunização e estimular ações integradas que contribuam para ampliar os índices de vacinação nos próximos anos.
Por: Paula Andressa – estagiária sob supervisão:
Fotos: Geovana Ferreira
